Vaticano, 23 de abril de 2025 - O corpo do Papa Francisco foi solenemente transferido para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, para um velório público que teve início nesta quarta-feira, atraindo uma vasta multidão de fiéis e admiradores de todo o mundo. A cerimônia, que começou às 11 horas locais (6 horas no horário de Brasília), visa permitir que o público preste suas últimas homenagens ao pontífice, que faleceu no último dia 21 de abril, aos 88 anos.
Procissão Solene Marca o Início das Homenagens
Antes da abertura ao público, às 9 horas (4 horas de Brasília), uma procissão tocante e solene partiu da Casa de Santa Marta, residência do Papa Francisco, em direção à Basílica de São Pedro. Cardeais, bispos e sacerdotes acompanharam o cortejo fúnebre, que conduziu o corpo do pontífice até o altar da confissão, uma obra-prima do renomado artista italiano Gian Lorenzo Bernini. O Coro da Capela Sistina elevou a atmosfera com antífonas e salmos, proporcionando um momento de profunda reflexão e espiritualidade.
Detalhes da Cerimônia e Expectativas de Público
O caixão, posicionado em frente ao altar da confissão, tornou-se o centro das atenções e das orações dos presentes. As autoridades do Vaticano expressaram a expectativa de que o número de visitantes supere o do velório do Papa Bento XVI, que atraiu cerca de 200 mil pessoas. O Cardeal Kevin Farrell presidiu a cerimônia, conduzindo-a de acordo com os desejos expressos por Francisco, que solicitou um rito mais simples e sem a utilização de um esquife elevado.
Simplicidade e Dignidade no Último Adeus
O caixão, confeccionado em madeira e zinco, foi mantido aberto para que os fiéis pudessem se despedir do Papa. Francisco estava vestido com uma casula vermelha e uma mitra branca, símbolos de sua função pastoral, e um rosário em suas mãos, demonstrando sua profunda devoção mariana. A escolha das vestes e a disposição do corpo refletem a humildade e a simplicidade que marcaram o pontificado de Francisco.
Velório Estendido e Sepultamento
O velório público se estenderá até o dia 26 de abril, permitindo que um grande número de pessoas tenha a oportunidade de prestar suas últimas homenagens ao Papa Francisco. No dia 27 de abril, será realizada a Missa das Exéquias, um momento de oração e celebração da vida do pontífice. Após a missa, o corpo de Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, conforme seus desejos expressos em vida.
Repercussão Mundial
A morte do Papa Francisco e as cerimônias fúnebres têm gerado grande comoção e repercussão em todo o mundo. Líderes religiosos, políticos e personalidades de diversas áreas manifestaram seus sentimentos de pesar e destacaram o legado de Francisco, marcado pela defesa dos pobres, pela promoção da paz e pelo diálogo inter-religioso.