Carnaval das Cidades Históricas é lançando em Belo Horizonte

Com a presença do governador do Estado, Romeu Zema, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, além de inúmeras autoridades e prefeitos das cidades históricas, foi lançada a programação do Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade de 2025, em uma parceria da SECULT com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerias.

Com falas dos vice-presidentes da Associação das Cidades Históricas, Geferson Bugarelli, prefeito de Diamantina - representando o presidente Angelo Oswaldo - e Alcemir Moreira, prefeito de Santa Bárbara, além do presidente emérito da Associação, o presidente da FAOP, Wirley Reis, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, lançou, na manhã desta terça-feira (25), no Palácio da Liberdade, o Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade nas cidades históricas mineiras.

A programação faz parte de uma campanha voltada para atrair turistas de outros estados, promovendo o Carnaval mineiro como uma experiência que une patrimônio, tradição, cultura e natureza. O objetivo é posicionar Minas Gerais como um destino diversificado, capaz de oferecer desde festas vibrantes e inclusivas até refúgios naturais e culturais para quem busca descanso e contemplação.

O governador do Estado, Romeu Zema, destacou as diversas opções que Minas Gerais oferece para quem optar passar os dias de festa em território mineiro. “Nós temos aqui o Carnaval que atende aquele que gosta de barulho, de dançar, de folia, e temos também o Carnaval da tranquilidade em diversas cidades do interior, nas cidades históricas, nas montanhas e nos lagos. Um cardápio completo que atende a todos e que tem gerado milhares de empregos e atraído milhões de visitantes” enalteceu o chefe do Executivo mineiro.

Continua após a publicidade

O secretário de Estado Leônidas Oliveira destacou que "no ano passado, tivemos um público de 11 milhões de foliões e, para este ano, projetamos um crescimento de 10%. Queremos crescer em atração de turistas de fora de Minas Gerais e que as pessoas não saiam do estado. Muitas cidades históricas estão com 100% de ocupação hoteleira, que em sua grande parte é de turistas de fora, aumentando assim o ticket médio e trazendo mais recursos e renda para Minas Gerais”, explicou o secretário.

Momento marcante da solenidade foi o grande encontro do tradicional Carnaval das Cidades Históricas, que contou com os desfiles do bloco de carnaval de Ouro Preto, Zé Bastião, das escolas de samba de Congonhas, Casa Imperial da Rosa e Unidos da Jacuba, além das de São João del-Rei: Vem me ver, Unidos de São Geraldo, Mocidade Independente do Bonfim; Girassol; Bate Paus; Irmãos Metralhas.

O lançamento foi destaque na mídia de todo o Estado.

Continua após a publicidade

Fotos: Renata Gaborcci – SECULT-MG

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!