Um detento foi encontrado morto em sua cela na Penitenciária de Formiga (MG), na madrugada desta quinta-feira (14). O corpo de E.L.S.F. foi descoberto por outros presos do Pavilhão Fechado I. Ele estava suspenso por um lençol no banheiro da cela.
Os outros detentos, ao se depararem com a cena, imediatamente acionaram os policiais penais de plantão. Os agentes, ao chegarem ao local, confirmaram o óbito e isolaram a área para preservar a cena até a chegada da perícia.
A Perícia Técnica da Polícia Civil de Formiga realizou os procedimentos de praxe no local, coletando evidências e informações para determinar as circunstâncias da morte. A principal linha de investigação, segundo as autoridades, aponta para suicídio. No entanto, as investigações continuam em andamento para apurar todos os fatos e descartar outras possibilidades.
E.L.S.F. estava custodiado na Penitenciária de Formiga desde agosto de 2021. Ele era considerado parte da galeria de segurança.
A direção da Penitenciária de Formiga emitiu um comunicado oficial lamentando o ocorrido e informando que uma apuração interna será realizada paralelamente à investigação da Polícia Civil. A apuração interna buscará esclarecer as circunstâncias que levaram à morte do detento e avaliar os procedimentos de segurança da unidade.
O corpo de E.L.S.F. foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Formiga para a realização da necropsia, que ajudará a determinar a causa exata da morte.