Polícia Militar de Meio Ambiente destina para reciclagem, materiais apreendidos relacionados a crimes e infrações ambientais

O Policiamento de Meio Ambiente do Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Minas Gerais, no setor do 2º Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente, executa o projeto de destinação ambientalmente adequada de materiais apreendidos, que consiste na descaraterização e destruição de produtos relacionados a crimes e infrações ambientais, inerentes a pesca predatória e crimes contra a fauna, sobretudo, redes de pesca, gaiolas e armadilhas, sendo encaminhado todo o material resultante para a reciclagem.

O processo foi acordado entre o Poder Judiciário, a Promotoria de Meio Ambiente, a Delegacia Regional de Polícia Civil, a atividade do Policiamento de Meio Ambiente e, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental. O projeto diferencia-se da prática usual de incineração dos materiais apreendidos que, após meses de depósito junto à fração, aguardaria a anuência por parte do órgão ambiental ou decisão judicial.

A metodologia aplicada apresenta a redução no tempo de guarda dos materiais recolhidos, não passíveis de devolução ao infrator, bem como, reduz os custos inerentes ao transporte para destinação final, sendo os materiais encaminhados pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental até a área de reciclagem.

Continua após a publicidade

Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

A retirada do chumbo das redes de emalhar possibilita a reciclagem deste metal, bem como, de outros metais, como o alumínio e o ferro, existentes nas gaiolas e armadilhas, evitando-se possíveis contaminações ambientais, assim como, aumentando a acessibilidade destes reciclados, diminuindo a demanda na cadeia produtiva, atividade potencialmente poluidora que gera grandes impactos ambientais.

O projeto promove a legitimação da destruição de materiais relacionados a infrações contra a fauna silvestre, prioriza a prevenção de infrações ambientais e a educação ambiental por meio da divulgação das atividades realizadas, contribuindo positivamente, ao transformar práticas ilícitas em materiais recicláveis, priorizando-se a sustentabilidade ambiental.

Continua após a publicidade

Na corrente data os materiais segregados para reciclagem foram repassados ao representante da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental do Município de Formiga (MG), Tales Patrício, pelo Tenente Flávio Andreote dos Santos, Comandante do Pelotão.

Para maiores informações, entrar em contato com o 2º Pelotão PM de Meio Ambiente, por meio do telefone (37) 3322-1454.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!