20° ciclomotor alvo de denúncias é removido pela PM de Arceburgo (MG)

Por volta das 21h30 desta sexta-feira (05), durante patrulhamento, policiais militares de Arceburgo receberam algumas ligações da população, dando conta de que um indivíduo estaria promovendo arruaça, conduzindo um ciclomotor com excesso de velocidade e de forma perigosa, perturbando desta maneira o sossego dos moradores do bairro Jardim Pouso Alto.

Diante das informações, a equipe deslocou até a região e deparou com o ciclomotor na rua João Perucelo, onde o veículo foi abordado. Segundo a Polícia Militar (PM), durante a abordagem foi verificado que o ciclomotor não tinha placa de identificação, sendo verificado que se tratava de mais um dos ciclomotores alvos de denúncias realizadas pela sociedade arceburguense. Também foi verificado que o ciclomotor estava sendo conduzido por um jovem de 18 anos, natural de Porteirinha (MG), mas residente no bairro Santa Terezinha em Arceburgo, que possui passagem pela polícia por uso e consumo de drogas e que não tem habilitação.

Durante fiscalização do veículo, foi verificado que o mesmo não tinha os retrovisores de ambos os lados, o farol principal dianteiro, nem as lanternas indicadoras de direção dianteiras e traseiras, nem a lanterna de posição traseira, nem a lanterna de freio, nem o dispositivo protetor de escapamento, contrariando o anexo 1 da resolução do CONTRAN nº 993, de 15 de junho de 2023.

Diante dos fatos e em conformidade com o artigo 230, V e IV da lei federal nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ciclomotor foi apreendido e encaminhado para o pátio credenciado ao Detran/MG da cidade de Arceburgo. O jovem foi orientado a tirar carteira de habilitação para poder conduzir tais veículos, sendo liberado ainda no local do fato.

Continua após a publicidade

A PM informou que outros 19 ciclomotores irregulares que circulavam pela cidade, perturbando o sossego da população, já foram retirados de circulação nestes últimos anos e que a fiscalização seguirá diuturnamente. Lembrando que estes ciclomotores, conhecidos popularmente por "cinquentinha" necessitam de emplacamento e licenciamento para transitarem pelas vias públicas, sendo obrigatório que seu condutor (a) seja habilitado na categoria "ACC" ou "A" para conduzi-los.

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!