PRF resgata 18 cães e 3 pássaros silvestres vítimas de maus-tratos e prende suspeito na BR-381 em Oliveira (MG)

Os animais, que iriam viajar até o estado de Alagoas, estavam em gaiolas improvisadas, sem água, comida, e acomodados sobre urina e fezes.

No início da noite de segunda-feira (05), por volta das 19h10, uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou no resgate de 18 cães e 3 pássaros silvestres, que estavam sendo vítimas de maus-tratos, além da prisão de um homem de 47 anos. O incidente ocorreu no Km 609 da BR-381, no município de Oliveira (MG).

A ação ocorreu durante uma operação de fiscalização relacionada à Semana Mundial do Meio Ambiente. Os policiais abordaram um veículo GM/ZAFIRA COMFORT, de cor cinza, que estava tracionando uma carretinha e seguia de Extrema (MG) para Chã Preta (AL).

Continua após a publicidade
Divulgação/PRF

Durante a inspeção da carretinha, os agentes encontraram 18 cães que estavam sendo transportados em condições deploráveis, amontoados em uma espécie de gaiola improvisada sob as bagagens. Os animais estavam claramente em situação de maus-tratos, sem acesso a recursos básicos, como água e alimentação. Além disso, estavam sendo transportados em meio às suas próprias fezes e urina, expostos às condições climáticas adversas. A estrutura do compartimento era revestida de alumínio, o que intensificava a sensação de frio para os animais. O condutor do veículo não tinha qualquer tipo de alimento que pudesse ser oferecido aos cães durante a viagem, que tinha uma extensão de aproximadamente 2.200 km.

Divulgação/PRF

Além dos cães, foram encontrados também 3 pássaros silvestres, que estavam acondicionados em gaiolas dentro do compartimento de bagagem do veículo.

Diante dessa situação de flagrante maus-tratos aos animais, o condutor foi preso em flagrante, em tese, pelo crime de maus-tratos. Ele foi encaminhado ao plantão da Polícia Judiciária em Campo Belo, onde serão realizados os procedimentos legais cabíveis.

Continua após a publicidade

Os cães resgatados foram deixados sob a guarda da Polícia Judiciária e posteriormente encaminhados à ONG Focinho Carente, localizada no município de Oliveira (MG). A organização, de forma gentil, se prontificou a receber os animais e oferecer-lhes os cuidados necessários e a atenção devida.

Quanto aos pássaros, eles foram encaminhados à Polícia do Meio Ambiente na cidade de Oliveira, onde serão tratados adequadamente e reintegrados ao seu habitat natural. Essa medida visa garantir a proteção e preservação das espécies de aves da fauna brasileira, que são protegidas por leis ambientais.

Divulgação/PRF

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

Continua após a publicidade

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

Continua após a publicidade

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!