Governo Lula abre processo que pode resultar na suspensão do Telegram

Segundo Planalto, plataforma descumpriu prazo para informar mecanismos adotados contra discurso de ódio

governo Lula (PT) abriu um processo que pode resultar na suspensão do Telegram. Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), a decisão foi tomada porque a rede desrespeitou o prazo dado para que plataformas se manifestassem sobre quais mecanismos foram adotados para identificar e moderar a circulação de conteúdos ilegais, como ameaças de atentados e discursos de ódio. O processo administrativo foi aberto pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada à pasta de Dino.

“Esse processo pode resultar naquelas sanções, que estão no Código de Defesa do Consumidor, que são multas até eventualmente suspensão das atividades no território nacional”, disse o ministro à imprensa.

Continua após a publicidade

O secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous (PT), afirmou que o Telegram foi a única plataforma que não respondeu aos pedidos do governo.

“O Telegram tradicionalmente é de difícil contato, é de difícil diálogo. […] Não respondeu à notificação da secretaria Nacional do Consumidor, então nós vamos abrir um processo administrativo sancionador em relação ao Telegram”, disse o petista.

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

Continua após a publicidade

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

Continua após a publicidade

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!