O deputado federal André Janones (Avante-BA) está sendo alvo de uma denúncia do Partido Liberal (PL) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, após chamar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de "chupetinha" durante uma audiência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com o ministro Flávio Dino. O caso aconteceu na última terça-feira (28), quando Nikolas tentou falar e foi interrompido por gritos de "chupetinha", "vai chupeta" e "deixa a Nikole falar". O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) confirmou a denúncia no Twitter e afirmou que "outras medidas estão sendo estudadas também".
O deputado André Janones publicou uma nota em que explica que o apelido "chupeta" usado para se referir ao colega da Câmara teria sido criado por um influenciador e se popularizado nas redes sociais, e descartou a prática de homofobia. No entanto, a repercussão do caso gerou críticas de internautas e manifestações de apoio a Nikolas. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e outros membros da lenda também saíram na defesa de Nikolas, falando em "ofensa pessoal" e ataques com expressões desrespeitosas.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também se manifestou, questionando o motivo do presidente da CCJ, Rui Falcão (PT), não ter dado voz de prisão a Janones. Ela ainda se solidarizou com o político mineiro e ofereceu apoio na Comissão de Ética. O deputado Eduardo Bolsonaro falou em "homofobia do bem" e disse que "se fosse alguém de direita, a esquerda estaria em polvorosa".
Telefonei de manhã para o presidente Valdemar do PL, legitimado a representar no conselho de ética, e ficou acertado que o PL ingressará contra o dep. Janones no conselho de ética.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) March 29, 2023
Outras medidas estão sendo estudadas também. pic.twitter.com/NJmXYKQzaR
Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
https://www.facebook.com/PortalDestakNews
@DestakNewsTwitter