Dilma Rousseff assume a presidência do banco dos Brics para liderar investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável

Dilma Rousseff assume a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como "banco dos Brics", mantendo as principais economias emergentes do mundo. Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma foi confirmada pela diretoria do NBD para o cargo na última sexta-feira (24).

O NBD foi criado em 2015 pelos países integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com o objetivo de mobilizar recursos para infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países-membros e outras economias emergentes. Com sede em Xangai, na China, uma instituição financeira já desembolsou mais de US$ 30 bilhões em projetos em diferentes partes do mundo.

A experiência de Dilma Rousseff como presidente do Brasil (2011-2016) e sua trajetória como economistas serão valiosas para liderar o banco em um momento em que a cooperação financeira entre as economias emergentes se torna cada vez mais importante. Além disso, o NBD iniciou uma expansão de membros em 2021 e já recebeu Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai como novos países membros.

Como presidente do NBD, Dilma será responsável por liderar a equipe operacional do banco e conduzir os negócios ordinários da instituição. Sua nomeação é vista como um sinal de confiança na capacidade do Brasil de exercer um papel de liderança na cooperação financeira entre as economias emergentes e contribuir para o desenvolvimento sustentável global.

Continua após a publicidade

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

Continua após a publicidade

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!