Programa Jovens Mineiros Sustentáveis homenageia escolas de Itapecerica (MG)

O empenho das prefeituras em implementar ações de educação ambiental nas escolas municipais foi reconhecido, nesta quarta-feira (7), pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Ao todo, 115 escolas da rede pública de ensino, que fazem parte do programa Jovens Mineiros Sustentáveis da Semad, foram homenageadas. Dez receberam prêmios e 12 municípios foram destaques. Foi lançado também o edital 2023 do programa. 

As escolas municipais Severo Ribeiro e Cônego Cesário estavam entre as homenageadas na cerimônia de reconhecimento das unidades de ensino participantes do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, em Belo Horizonte. A solenidade reuniu cerca de 450 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de Educação e Meio Ambiente, professores, diretores e alunos das redes municipais de ensino.

Essa primeira etapa do programa contemplou 115 instituições da rede pública, beneficiando 4,3 mil alunos. O programa foi executado por meio de termo de cooperação técnica, que selecionou, no início do ano, 65 municípios para implantarem atividades de educação ambiental na grade escolar. Por ter caráter contínuo, também foi lançado, durante o evento, novo edital para congregar outros municípios e ampliar a atuação do programa no território mineiro em 2023.

Continua após a publicidade
Foto: Prefeitura de Itapecerica/Divulgação

O programa de educação ambiental promove a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e tem como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental. Por meio dele, são disponibilizados treinamentos para professores, via curso de educação a distância, e realizadas em sala de aula, junto aos alunos, atividades práticas, tendo como temas principais a importância da redução do consumo de água e energia nas residências e nas escolas, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal. As instituições recebem visitas técnicas regulares para o melhor cumprimento dos trabalhos.

Itapecerica já havia sido um dos quatro municípios escolhidos para o desenvolvimento do projeto-piloto do programa Jovens Mineiros Sustentáveis em 2021, ao lado de Campo Florido, Nepomuceno e Paracatu.

Foto: Prefeitura de Itapecerica/Divulgação

Conheças as escolas premiadas 

Continua após a publicidade
  1. Escola Municipal Professor Paulo José Andery (Bueno Brandão) 
  2. Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi (Inconfidentes) 
  3. Escola Municipal Cárita Bella de Barros Alves (Campo Florido) 
  4. Escola Municipal Severo Ribeiro (Itapecerica) 
  5. Escola Municipal Mestra Gabriela (Turmalina) 
  6. Escola Municipal Lidônia Félix (Padre Carvalho) 
  7. Escola Municipal João Francisco da Silva (Viçosa) 
  8. Escola Municipal Jair Gualberto da Rocha (Matipó) 
  9. Escola Municipal Carlindo do Nascimento Gaia (Três Marias) 
  10. Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves (Três Marias) 

Conheça os municípios destaques “Boas práticas pedagógicas em educação ambiental 

  1. Contagem 
  2. Frei Gaspar 
  3. Ipanema 
  4. Itabira 
  5. Manga 
  6. Nepomuceno 
  7. Ouro Verde de Minas 
  8. Pains 
  9. Pará de Minas 
  10. Patrocínio  
  11. Taiobeiras 
  12. Coqueiral  

Siga-nos no Instagram

@destaknewsbrasiloficial

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!