Golpe no WhatsApp - Criminoso se passa por filho e tenta aplicar golpe do Pix em uma dona de casa em Itapecerica

Um Golpista tentou se passa por filho para aplicar o golpe do PIX em uma moradora de Itapecerica, através do WhatsApp. O golpe só não deu certo porque a vítima já estava atenta a essa modalidade de estelionato que se tornou bastante comum.

O fato aconteceu na manhã dessa terça-feira (6), quando o criminoso iniciou uma conversa com a vítima, dizendo, ou mãe, bom dia, tudo bem?

É que eu estou aqui na assistência para concertar meu celular, e estou precisando de R$1.000,00 para pagar o concerto.

De imediato, a vítima entregou o celular ao seu esposo, e o mesmo prosseguiu com a conversa, para ver até onde o golpista ia chegar.

Continua após a publicidade
Número que o golpista usou para tentar aplicar o golpe do Pix (Reprodução/WhatsApp)

O esposo da vítima, se passando por ela, solicitou que o golpista passasse a chave – Pix, para poder realizar a transferência. Só que, o golpista informou que o telefone não teve conserto e ele precisaria comprar outro aparelho e, precisaria que fosse transferido um valor superior ao que ele já havia solicitado.

Diante disto, o golpista passou um número de CPF, como chave – Pix e a conversa foi encerrada após o criminoso perceber que a vítima teria entendido que se tratava de um golpe, tendo o golpista deletado todas as mensagens e bloqueado o contato.

Veja como funciona a dinâmica desse tipo de golpe

Continua após a publicidade

Para aplicar o golpe, os estelionatários adquirem um chip em nome de terceiros e até de falecidos, instalam ele no celular e no perfil do aplicativo WhatsApp, com a foto de uma determinada pessoa “alvo”, que o criminoso geralmente obtêm nas redes sociais. A partir daí, o golpista envia mensagens para os contatos que ele conseguiu e faz o apelo.

Na mensagem, ele enfatiza que o dinheiro deve ser emprestado mediante a transferência por PIX ou depósitos em conta-corrente. “Não é clonagem de celular, mas um mecanismo simples. Só que muita gente acaba caindo na cilada por envolver sentimentos. Na maior parte dos casos, a mensagem é dirigida aos pais, com os criminosos tentando se passar pelos filhos. Isso porque, normalmente, eles têm uma renda maior e costumam ajudar os filhos financeiramente. E, é claro, amam os filhos”.

“Por isso, é importante a divulgação do golpe. Porque melhor do que a investigação é a prevenção, de modo a evitar que as pessoas sejam lesadas pelos criminosos. Infelizmente, existe uma facilidade em se adquirir chip das operadoras de telefonia, sem muita burocracia ou o cuidado para identificar o usuário do chip”.

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!