O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta quinta-feira (18) o tempo estimado para a propaganda no rádio e na televisão dos candidatos à Presidência da República. O Tribunal realizou audiência pública e não considerou Pablo Marçal (PROS), que teve a candidatura revogada pelo partido.
As siglas dos candidatos têm até esta quinta-feira (18) para contestar as indicações do TSE, que vai julgar o tema na próxima terça-feira (23).
Leia abaixo o tempo de cada candidato:
- Ciro Gomes (PDT): 52 segundos por bloco;
- Felipe d’Avila (Novo): 22 segundos por bloco;
- Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos): 2 minutos e 38 segundos por bloco;
- Lula (PT/PC do B/PV, PSOL/Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir): 3 minutos e 39 segundos por bloco;
- Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos por bloco;
- Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos): 2 minutos e 20 segundos por bloco;
- Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos por bloco.
Os candidatos Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) não terão direito ao horário eleitoral gratuito porque seus partidos não atingiram requisitos mínimos.
Como é realizado o cálculo?
Os minutos reservados ao horário eleitoral são distribuídos da seguinte forma: 90% são proporcionais ao tamanho da bancada de deputados do partido eleita em 2018 ou chapa dos candidatos, e os 10% restantes são repartidos de forma igualitária.
Às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, os candidatos à Presidência terão 25 minutos por dia, divididos em duas janelas, para a exibição de suas propagandas na TV e no rádio. O tempo é distribuído entre os candidatos. As propagandas dos candidatos aos demais cargos são exibidas nos horários eleitorais dos demais dias da semana.
O horário eleitoral gratuito será exibido às 13h e às 20h nos canais de televisão. Nas emissoras de rádio, as exibições são feitas às 7h e às 12h.
Além disso, os partidos têm direito às inserções avulsas, ou “pílulas”, de 30 a 60 segundos distribuídas durante a programação. Os veículos reservarão 14 minutos diários, entre as 5h e a meia-noite, para que os presidenciáveis veiculem os materiais.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.