Desfile cívico-militar reúne milhares de pessoas na avenida Primeiro de Junho em comemoração aos 110 anos de Divinópolis

135 entidades participaram do tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 110 anos de emancipação político-administrativa do município de Divinópolis nesta quarta-feira (1º). O evento levou para a avenida, diversas autoridades, entidades, órgãos governamentais e milhares de pessoas para desfilarem na comemoração.

O desfile teve início após a solenidade de Hasteamento das Bandeiras, que ocorreu na rotatória da Praça da Catedral. As autoridades municipais foram as primeiras a passarem pela Avenida 1º de junho, juntamente com representantes da Cidade Amiga 2022 de São Sebastião do Oeste.

Logo após, se apresentaram as forças de segurança, de salvamento e de trânsito como Secretaria de Trânsito, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Penal e Tiro de Guerra, que impressionaram a multidão que acompanhou o desfile.

Blocos de carnaval, torcidas organizadas, Doutores Palhaços, fanfarras e Escola de Música, também estiveram presentes, animando a todos com sua alegria contagiante. A participação de misses, que representam tão bem a fama de cidade de ser terra de mulheres bonitas, foi outro ponto alto da comemoração.

Continua após a publicidade

Projetos sociais, ONGs, movimentos sociais, de voluntariado e comunitário também tiveram espaço neste momento histórico do município. Entidades de Classes e sindicatos também desfilaram pela avenida. O desfile contou ainda com diversas entidades ligadas à saúde, e também várias escolas municipais, estaduais e particulares. Ao final do evento se apresentaram ciclistas, esportistas, motociclistas, carros antigos, finalizando com a tradicional cavalgada tão aguardada pelos espectadores.

A programação especial teve início com uma Missa em Ação de Graças pela cidade, realizada na Catedral do Divino Espírito Santo. 

A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos de Souza Campos, e concelebrada pelo Padre Paulo Sérgio e pelo Frei Agnaldo. Autoridades de Divinópolis e região, e dezenas de divinopolitanos estiveram presentes em oração pela prosperidade e desenvolvimento da cidade.  

Continua após a publicidade
Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

O prefeito Gleidson Azevedo, acompanhado de sua esposa, esteve presente ao lado da vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida. Secretários municipais, vereadores e o prefeito da Cidade Amiga 2022 – São Sebastião do Oeste, Belarmino Leite (Belinho), juntamente com sua esposa, Simone Aparecida Dias Leite, que é secretária de Administração daquele município, também participaram da celebração.

 

Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

O diretor da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop) Lucas Vivas, foi o comentarista da celebração e o secretário de Administração Thiago Nunes foi quem fez a 1ª leitura da missa. 

Continua após a publicidade

Em sua homilia, o bispo Dom José Carlos falou sobre a importância da celebração religiosa nas comemorações da cidade. “Somos todos servidores da nossa gente e é por isso que estamos aqui, juntamente com uma parcela do nosso povo para dizer a Deus que nós O temos conosco e que não queremos fazer história sem Ele. Este é o sentido de uma missa por ocasião da celebração da emancipação do nosso município. Não estamos aqui simplesmente para cumprir uma agenda oficial, mas para reconhecer que a cidade do Divino cresce e avança, e quer crescer também no temor de Deus. Queremos que a nossa Divinópolis, que alcança seus 110 anos, possa continuar, não só levando em seu nome, o nome de Deus, mas possa verdadeiramente crescer e avançar tendo Ele como referência absoluta”, destacou.   

Janete realizou as preces por Divinópolis, suas autoridades e seu povo, e também pela cidade amiga de São Sebastião do Oeste. Participaram da procissão do ofertório o prefeito Gleidson Azevedo; o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Edsom Souza; Fernando Henrique Costa, assessor especial do Gabinete do Prefeito; Alessandra Ribeiro, também funcionária do Gabinete; dona Maria Carmelita Lopes, da secretaria de Governo; Wellinton Natividade e Cristiano Costa, servidores da Emop e Luciana Araújo, da assistência social.

Os representantes das cidades de Divinópolis e São Sebastião do Oeste receberam das mãos do bispo Dom José Carlos, uma imagem do Divino Espírito Santo como recordação da celebração.   

Continua após a publicidade

Ao final da missa, os presentes seguiram para a cerimônia do hasteamento das bandeiras, organizada pela Prefeitura de Divinópolis, na rotatória da Praça Dom Cristiano com a avenida Primeiro de Junho.

Fotos: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!