Por Anna Lúcia Silva/G1
Vítimas de 68 e 70 anos foram resgatadas e levadas para o pronto-socorro da cidade. Acidente ocorreu na linha férrea próxima à Avenida Doutor Miguel Augusto Gonçalves.
Um veículo de passeio com duas ocupantes idosas foi arrastado por um trem, por cerca de 70 metros, no Centro de Itaúna, na tarde desta terça-feira (15). Segundo informações da Polícia Militar (PM), a motorista do carro, de 70 anos, não observou a aproximação da locomotiva e atravessou a linha férrea. A motorista e a passageira de 68 anos foram resgatadas e levadas para o pronto-socorro. Confira a nota e orientações da VLI, empresa responsável pela linha férrea.
Veja abaixo as imagens de câmeras de monitoramento que flagraram o momento em que o veículo foi arrastado.
As duas vítimas, de 70 e 68 anos, foram socorridas e levadas para o Pronto-Socorro local. Os nomes delas não foram divulgados, por isso não foi possível saber o estado de saúde.
O veículo apresentava documentação regular e foi liberado para um familiar da proprietária.
VLI
Em nota enviada ao g1, a VLI, controladora da linha férrea, esclareceu que registrou a ocorrência ferroviária na passagem em nível entre os bairros Padre Eustáquio e Santanense, no Centro.
A empresa informou que lamenta o registro e informa que todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros, foram adotados. Mas, devido ao peso da composição férrea, que estava com 102 vagões, após acionamento dos freios, um trem pode percorrer até um quilômetro antes de parar completamente.
Devido à ocorrência, duas passagens em nível de Itaúna foram fechadas. Após o trabalho de uma equipe da companhia, ambas foram liberadas às 13h45. A circulação de trens foi retomada após a retirada do veículo, às 14h06.
Orientações
A VLI orienta motoristas e pedestres a sempre respeitarem a sinalização e o aviso de “pare, olhe e escute” antes de atravessar uma linha férrea.
A empresa ressaltou que a maioria das ocorrências poderia ser evitada com a adoção de um comportamento seguro em relação à linha férrea. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão.
É muito importante estar atento no momento da travessia da linha férrea. Parar, olhar e escutar antes de cruzar a ferrovia. As seguintes dicas valem para os motoristas e pedestres e devem ser aplicadas todos os dias:
- Antes de cruzar a ferrovia dentro de um veículo, reduza a velocidade, olhe para os dois lados e escute;
- Respeite os sinais e os avisos de segurança;
- Ao atravessar a linha férrea: pare, olhe e escute;
- Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados.
PUBLICIDADE
