Novo RG será emitido em Minas Gerais ainda no primeiro semestre de 2022

Documento terá versão digital com validação por QRcode; Polícia Civil de Minas Gerais planeja implantação no Estado

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que prepara a implantação da nova carteira de identidade nacional no estado. A previsão é que o novo documento comece a ser expedido ainda no primeiro semestre de 2022 .O novo RG terá mecanismos de segurança digitais, como a validação por QR Code.

No início deste ano, o Governo Federal anunciou a criação do novo documento. Na ocasião, foi informado que a identidade terá o CPF como registro único e contará com uma versão digital. Ainda segundo o governo, o documento continuará sendo emitido pelos órgãos estaduais. A mudança visa que, a longo prazo, não haja mais emissão de número identidade por estado, e sim um registro único. Atualmente, um cidadão pode ter até 27 números de identidade, um por estado.

O Governo Federal esclareceu que, para aqueles que tem até 60 anos, os documentos atuais de identidade ainda serão válidos pelos próximos 10 anos. Já para os maiores de 60 anos, o documento de identidade atual valerá por tempo indeterminado.

Continua após a publicidade

As orientações para a emissão da nova identidade serão divulgadas futuramente pela Polícia Civil de Minas Gerais quando o projeto de implantação estiver concluído.

PUBLICIDADE

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!