
- 01/05/2025 - Itapecerica/MG
O novo presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), farmacêutico Vanderlei Machado, foi empossado na manhã de hoje, 17 de abril. O nome dele foi indicado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) e acolhido pelo governador Fernando Pimentel, que reconheceu a importância de ter um técnico à frente da gestão da Fundação, uma das maiores referências nacionais em pesquisa e produção de medicamentos.
A matéria continua após a publicidade
Vanderlei Machado assume com o desafio de direcionar a Funed para o cumprimento da meta de, até 2020, ser referência nacional em inovação científica e tecnológica, Vigilância em Saúde e desenvolvimento de produção de medicamentos para o SUS.
Ao longo dos seus 45 anos de profissão, Vanderlei Machado tem pautado a sua trajetória profissional no fortalecimento do SUS por meio da atuação farmacêutica. Já foi presidente do CRF/MG por dois mandatos e gestor da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) por diversas vezes. Durante 31 anos, foi professor de Parasitologia Médica da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, a primeira da América Latina, tendo atuado como coordenador e orientador de importantes projetos da instituição.
Ao tomar posse, o farmacêutico agradeceu ao governador Fernando Pimentel pela confiança e ao Conselho de Farmácia pela indicação, comprometendo-se a incentivar a produção científica e o desenvolvimento de tecnologias aplicáveis ao SUS, trazendo benefícios imediatos à saúde da população.
A Funed, que tem 110 anos de atividade, é um dos principais centros de referência nacionais no desenvolvimento científico e tecnológico no campo da saúde pública, produzindo medicamentos e soros, e realizando análises laboratoriais. Foi o primeiro laboratório brasileiro a ser reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como referência no controle de qualidade de medicamentos do continente Americano.
Trajetória profissional
Vanderlei Machado é farmacêutico-bioquímico graduado em 1972 pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui especialização em Análises Clínicas pela UFOP e pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, e em Farmácia Homeopática pela Associação Paulista de Homeopatia.
É membro da Comissão Fiscal da SBAC e secretário da SBAC/MG, entidade da qual também foi presidente de 1992 a 1999. Foi diretor presidente do CRF/MG de 2012 a 2015 e conselheiro regional de 1979 a 1982. Foi vereador da Câmara Municipal de Mariana de 1976 a 1982, e recebeu título de Cidadão Honorário da cidade em 1995.

Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
Leia também
DN