INSS de Divinópolis informa quais os serviços que devem ser agendados e podem ser feitos pela internet

Desde 2018, vários serviços do INSS podem ser acessados pela internet - Meu INSS - ou são realizados com atendimento presencial, quando o cidadão optar pela Agência, sendo necessário agendamento prévio
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É o caso do extrato previdenciário (também conhecido como extrato CNIS), Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda, entre outros, que - desde julho do ano passado - devem ser agendados (confira a lista completa no fim do texto).
Tanto o CNIS como outras consultas já podem ser obtidas pela internet, no site de serviços do Instituto. Algumas instituições bancárias também disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Os serviços de manutenção de benefícios, como 'renovação de procuração' e 'atualização de dados de pagamento' também devem ser agendados.
Essas mudanças foram feitas com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento nas agências e estão previstas na Instrução Normativa nº 96/2018, que estabeleceu o Meu INSS como principal canal para emissão de extratos e solicitação de serviços do INSS.
Para agendar, o cidadão pode ligar para o telefone 135 ou acessar o site do INSS. A agência do INSS em Divinópolis (MG) funciona das 7h às 17h, para atendimentos agendados. O atendimento sem agendamento - caso de serviços como cálculo da GPS em atraso, por exemplo - é até as 13h.
A unidade é responsável pelo atendimento de 300 mil cidadãos das cidades de Carmo do Cajuru, Divinópolis, Itapecerica, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.
INSS em Divinópolis (MG)  Avenida Getúlio Vargas, 342 Horário de atendimento: 7h às 17h (não agendado até as 13h)
INSS no computador ou celular  O INSS está modernizando a prestação dos serviços para melhorar o atendimento aos cidadãos. Em 2018, criou o site de serviços Meu INSS, que pode ser acessado pelo computador ou smartphone e já conta com mais de 10 milhões de usuários cadastrados.
Para fazer o cadastro, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde o cidadão trabalhou e valores recebidos.
O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet. A senha para o primeiro acesso também pode ser obtida na rede bancária.
Atendimento  Serviços que podem ser realizados sem sair de casa (Meu INSS e telefone 135):
Meu INSS 
  • Aposentadoria por Idade (Urbana)
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Urbana)
  • Salário-Maternidade (Urbano)
  • Extrato Previdenciário (CNIS)
  • Simulação de Tempo de Contribuição
  • Histórico de Crédito de Benefício
  • Carta de Concessão
  • Resultado da Perícia Médica
  • Extrato de Empréstimo Consignado
  • Extrato do Imposto de Renda
  • Consulta de Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
  • Consultar a Revisão de Benefício do Artigo 29
  • Alterar Dados de Contato
  • Agendar Serviços
Telefone 135: atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h
  • Informação sobre os serviços da Previdência Social
  • Agendar Serviços
  • Consultar Perícia Agendada
  • Verificar Data de Pagamento de Benefício
  • Pedir Informações sobre a Situação do Benefício
  • Atualização de Dados de Contato
Agendamento  Serviços que precisam de agendamento (feito pelo Meu INSS ou telefone 135):
  • Aposentadoria por Idade (Rural)
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  • Atualizar Dados Cadastrais
  • Atualizar Dados de Imposto de Renda
  • Auxílio-Reclusão
  • Benefício Assistencial ao Idoso
  • Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência
  • Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
  • Cadastrar Declaração de Cárcere/Atestado para Auxílio Reclusão
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante Legal
  • Carta de Concessão
  • Certidão por Tempo de Contribuição
  • Consulta de Extrato Previdenciário (Cnis)
  • Cópia de Processo
  • Desistir de Aposentadoria
  • Devolução de Documentos ou Processos
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
  • Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
  • Extrato de Empréstimo Consignado
  • Extrato de Imposto de Renda
  • Histórico de Crédito de Benefício
  • Pecúlio
  • Pensão Rural
  • Pensão Urbana
  • Realizar Prova de Vida
  • Reativar Benefício
  • Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
  • Recurso
  • Renunciar Cota de Pensão por Morte ou Auxílio-reclusão
  • Revisão
  • Salário Maternidade (Rural)
  • Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal
  • Solicitar Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
  • Transferir Benefício para outra Agência
  • Vista/Carga de Processos
Serviços que não precisam de agendamento para atendimento na agência:
    • Emissão de Senha para Acesso ao Meu INSS (quando não é possível fazer pela internet)
    • Consultar a Situação do Benefício
    • Consultar a Situação de Pedidos de Revisão e Recursos
    • Cálculo de GPS em Atraso
    • Inscrição na Previdência Social
Com Assessoria de Comunicação Social

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