Homem condenado por 17 estupros é recapturado pelo SmartSampa na Rua 25 de Março em SP

Fernando Bispo da Silva, de 52 anos, foi preso neste sábado na movimentada Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, graças ao sistema de reconhecimento facial SmartSampa. Silva, condenado por estuprar pelo menos 17 mulheres em Guarulhos, estava foragido da justiça desde outubro de 2024.

A prisão aconteceu enquanto Silva pedalava pela Rua 25 de Março. Câmeras do SmartSampa o identificaram, alertando a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Agentes da GCM abordaram e detiveram Silva, que foi encaminhado ao 8º Distrito Policial, no Brás, onde se encontra à disposição da Justiça.

Histórico de crimes e condenação

Em 2006, Fernando Bispo da Silva foi condenado a 73 anos de reclusão pelo estupro de pelo menos 17 mulheres em Guarulhos, na Grande São Paulo. Seu modus operandi consistia em abordar suas vítimas, a maioria funcionárias do Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), em pontos de ônibus. Utilizando um capuz e portando um facão, Silva aterrorizava e intimidava as mulheres, levando-as para locais isolados, como áreas de matagal, onde cometia os estupros.

Desde outubro de 2024, Silva estava foragido, intensificando a preocupação das autoridades. A recaptura deste sábado demonstra a eficácia do programa SmartSampa na prisão de criminosos e na promoção da segurança pública na capital paulista.

Continua após a publicidade

SmartSampa: Resultados expressivos

Com a prisão de Silva, o SmartSampa já contabiliza a captura de 398 foragidos da justiça. Além disso, o sistema tem sido fundamental em prisões em flagrante, totalizando 1.532 ocorrências. Os números comprovam a importância da tecnologia na luta contra a criminalidade e na construção de um ambiente mais seguro para os cidadãos.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!