Polícia Militar de Minas Gerais dá Dicas de Segurança para o Carnaval 2023; confira

Acontece esta semana o Carnaval Itabeleza 2023, em Itapecerica. De sexta (17) a terça-feira (21), a expectativa é que os blocos tomem as ruas com muitos foliões, além dos shows e muita música com animação dos DJs. Uma das principais preocupações de quem pretende festejar, entretanto, é com a segurança na cidade.

Neste período de festa, a Polícia Militar terá o policiamento reforçado que irá monitorar o evento em tempo real, através de câmeras. Mesmo com a segurança reforçada, há algumas formas dos foliões evitarem o furto e se sentirem mais seguros durante a festa.

Evite andar sozinho

A primeira dica é que os foliões evitem andar sozinhos durante a festa e sempre marque pontos de encontro com amigos. A prática ajuda a evitar furtos e assaltos. Além disso, é importante sempre fugir de brigar e não se envolver em confusões.

“Permaneça sempre em grupo e com pessoas da sua confiança. Não reaja a provocações e brincadeiras indesejáveis. Caso você se sinta coagido ou ameaçado, procure e acione um segurança ou a Polícia Militar. Evite, também, pegar carona com pessoas desconhecidas”.

Continua após a publicidade

Cuidado com objetos de valor

O furto, especialmente de celular, é a ocorrência mais comum durante as festas do Carnaval. Por isso, há algumas dicas de segurança para evitar perder o celular na folia, especialmente por ele ser um dos aparelhos mais importantes para a comunicação durante a festa, que vai juntar milhares de pessoas nas ruas.

“Evite carregar objetos de valor ou grandes quantias em dinheiro, dando sempre preferência para cartões de crédito ou de débito. Evite utilizar correntes gargantilhas extravagantes e de grande valor. Evite portar celular no bolso de trás, deixe sempre guardado e protegido em local de difícil acesso para terceiros. Evite tirar selfies no meio da multidão e, ao precisar utilizar o celular, procure um lugar onde você tenha o controle e visibilidade do ambiente em sua volta”.

Continua após a publicidade

Boa Noite Cinderela

Não compartilhe copos, bebidas e cigarros durante a festa. Essa atitude, além de evitar a transmissão de doenças comuns da época, como a mononucleose, evita também golpes conhecidos como Boa Noite Cinderela.

“Dentre os principais golpes que acontecem durante esse período de Carnaval está o Boa Noite Cinderela, que é aquele em que uma pessoa chega e coloca um produto em seu copo. Você toma e depois tem efeitos colaterais em que você perde a noção de espaço e a noção de tempo. Evite compartilhar bebidas e não compartilhe copos com pessoas estranhas”.

Segurança na hora de ir embora

No momento de ir embora para casa depois da folia é extremamente importante seguir algumas orientações de segurança, especialmente porque, no fim do dia, é comum que muitas pessoas estejam alcoolizadas nas ruas. A principal dica é que se evite ir embora sozinho, especialmente se estiver alcoolizado.

“Considerando que a pessoa já tomou umas e outras ali, o mais interessante é que não esteja sozinho. Ande sempre com alguém de sua confiança e, se der preferência ao transporte de Táxi em detrimento do transporte público, compartilhe a localização em tempo real com um familiar. Diga de onde você está saindo e a previsão de chegada e, caso aconteça qualquer situação de crime, acione as instituições de Segurança Pública para o devido registro da ocorrência”.

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!