Mercedes-Benz Vito sai de linha na Argentina e abandona o Brasil

Em agosto de 2015 foi iniciada a fabricação do utilitário na planta de Virrey del Pino. De acordo com a notícia, a Mercedes-Benz investiu 800 milhões de pesos para concretizar os planos. Contudo, as crises econômicas que abalaram ambos os países podem ter sido responsáveis pelo fracasso deles.

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Na Argentina, uma alta de impostos levou à classificação da Mercedes Vito como um veículo de passageiros, e não comercial. Por lá, são necessários assentos para 11 ou mais passageiros para que a categorização ocorra. Devido a tanto, impostos altos incidiram sobre a van, que chegou ao mercado com preços elevados.

Vendas não emplacaram

Naquele país, foram comercializadas 262 unidades em 2015, 1.366 em 2016, 1.626 em 2017, e apenas 1.384 em 2018. No Brasil, o cenário foi ainda pior no acumulado de 2018. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), foram emplacadas apenas 50 unidades da Mercedes Vito no período.
O modelo tem porte menor que a Mercedes Sprinter, comercial que viu um pouco mais de sucesso que irmã. No Brasil, a Vito foi categorizada como comercial leve.
De acordo com a publicação, embora esteja saindo de linha, a van continuará a ser vendida por algum tempo devido aos grandes estoques. No Brasil, entretanto, pode ser diferente, já que o mercado nacional depende da importação do modelo, que pode ter sido feita com mais parcimônia.
No mundo, o modelo existe desde 1996. A Mercedes Vito continua sendo produzida na Espanha, e é vendida no mercado europeu com o nome Viano.

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