Polícia Militar alerta a população sobre o golpe do cartão bancário; entenda o caso

Na tarde de quinta-feira (07), a Polícia Militar compareceu em uma residência localizada no bairro N. S. das Graças, em Pará de Minas, onde a solicitante de 32 anos relatou aos policiais que recebeu uma ligação no telefone fixo de sua casa, em que o interlocutor disse ser representante do banco em que ela tem conta e lhe disse que alguém havia feito uma compra fraudulenta com seu cartão de crédito de mais de R$3.000,00.

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Ainda segundo a solicitante, o homem lhe disse para cortar o cartão em dois e entregar a um representante do banco que iria até sua casa recolhê-lo, a quem ela também deveria entregar uma carta de próprio punho, solicitando o bloqueio do cartão.
Ainda segundo a vítima, o interlocutor também orientou-lhe a desligar o telefone e ligar para um número iniciado por 0800, que seria o telefone do referido banco. A vítima desligou o telefone e ligou para o número indicado pelo interlocutor, em que uma pessoa confirmou a versão do primeiro homem que havia ligou e ainda confirmou alguns de seus dados pessoais, que ele dispunha de antemão, o que gerou mais credibilidade por parte dela.
A vítima relatou ainda que foi alertada por amigos de que estaria ocorrendo um tipo de golpe com ação parecida à descrita pelo homem que lhe telefonou e então foi até a agência bancária em que tem conta, sendo informada que o banco não fez nenhuma ligação para ela e que se tratava de um golpe.
A solicitante ligou para sua mãe e lhe avisou para não entregar o cartão cortado para alguém que chegasse à residência, sendo informada depois que de fato, um homem chegou a sua casa e após a sua mãe negar a lhe passar o cartão, foi embora, depois de ficar um tempo nas redondezas, com outros dois homens, em um carro de cor preta.
O infrator que havia iniciado a fraude anteriormente pelo telefone voltou a ligar para a vítima, de um número confidencial e disse que passaria no dia seguinte para pegar o cartão.
Segundo relato da solicitante, ela não chegou tomar nenhum prejuízo em função da fraude que os infratores tentaram lhe aplicar.
É importante as pessoas terem atenção com este modo de ação do infrator, que mandou a vítima desligar o telefone e fazer outra ligação, pois há suspeitas de que o interlocutor que não desliga o seu telefone do outro lado, para que possa captar a nova conversa da vítima.
A Polícia Militar orienta aos cidadãos a manterem-se em alerta em relação a golpes deste tipo e outros que geralmente são aplicados por telefone. Não se deve passar nenhum dado pessoal ou fazer depósitos em dinheiro, sem antes se checar de forma bem precisa, a autenticidade da fonte das ligações.
Em casos de qualquer suspeita de que você esteja lidando com autores de fraudes, a Polícia Militar deve ser acionada imediatamente pelo telefone 190.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 19ª Cia PM Ind

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