O Horário de Verão termina a meia noite deste domingo (17), os relógios deverão ser atrasados em uma hora

À meia-noite deste domingo (17), chega ao fim o horário de verão, os relógios serão atrasados em uma hora. A finalidade do horário de verão é promover o máximo aproveitamento da luz natural, reduzindo assim o consumo de energia elétrica.
 

A matéria continua após a publicidade

Moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) devem ficar atentos ao relógio.
Nesta temporada, o horário começou à meia-noite do dia 04 de novembro de 2018 e teve uma duração mais curta. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou um decreto para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral.
Como e quando começou o horário de verão?
A ideia original do horário de verão surgiu quando a luz elétrica ainda nem existia. Em 1784, o político e inventor americano Benjamin Franklin, sugeriu que os relógios fossem adiantados em uma hora durante o verão, pois ele acreditava que isso resultaria em economia de cera de vela. Entretanto, a ideia não foi levada em conta pelo governo do seu país nem pelo governo da França, onde foi publicado um artigo que falava sobre os prováveis benefícios dessa prática. O primeiro país a colocar a ideia em ação foi a Alemanha, em 1916 e, só depois, a Inglaterra resolveu instituir a medida. No Brasil, o horário de verão vigorou pela primeira vez em 1931. Atualmente, dezenas de países adotam a prática.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!