Petrobras anuncia ''congelamento'' do preço da gasolina por até 15 dias

A Petrobras informou nesta quinta-feira (6), por meio de nota,que vai adotar uma nova política política para reajuste do preço das gasolina. A  direção da estatal anunciou  que um mecanismo de proteção  financeira (conhecida  como Hedge) vai permitir  "congelamento" no preço da gasolina por até 15 dias.

A matéria continua após a publicidade

"A companhia entende ser importante conciliar seus interesses empresariais com as demandas de seus clientes e agentes de mercado em geral. Sem abrir mão da paridade dos preços internacionais, o mecanismo de hedge, a ser aplicado por não mais do que 15 dias, permitirá à empresa obter um resultado financeiro equivalente ao que alcança com a prática de reajustes diários.", diz a nota. O anúncio desta quinta-feira  interrompe reajustes quase que diários, desde julho do ano passado. A Petrobras   informou ainda que escolherá os momentos em que aplicará o instrumento, considerando a análise de conjuntura, em cenários de elevada volatilidade do mercado. O preço da gasolina continuará sujeito a mudanças até diárias, uma vez que esse mecanismo será utilizado opcionalmente, quando, então, os preços ficarão estáveis durante o período de sua execução.

Alta

A estatal manteve nesta quinta-feira (6) o preço da gasolina nas refinarias em R$ 2,2069, novo valor recorde alcançado há dois dias. A decisão de repassar o aumento do valor da combustível cobrado pela Petrobras para o consumidor final é dos postos de combustível. No acumulado em 1 mês, a alta chega a 13,38%. O preço médio da gasolina nos postos de combustível terminou a semana passada a R$ 4,446, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o que representa um aumento de 0,38% na comparação com os sete dias anteriores. Foi a primeira alta depois de cinco quedas seguidas. No ano, o preço médio da gasolina já acumula alta de 8,5% - bem acima da inflação de 4,17% esperada para 2018.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!