Veja dicas para fugir de fraudes durante a Black Friday

Novembro vai se aproximando e muitos já começam a pensar na Black Friday, afinal, a data é o momento certo para quem quer aproveitar as melhores promoções.

A matéria continua após a publicidade

Mas o que é uma oportunidade para adquirir produtos com muito desconto pode ser um celeiro de dores de cabeça, com pessoas mal intencionadas aproveitando o momento para aplicarem seus golpes, principalmente na internet. Por isso o Promobit, startup especializada em promoções e descontos, preparou algumas dicas para quem compra na internet se proteger. Confira:
1. Consulte a reputação da loja
Encontrou um desconto incrível mas nunca ouviu falar da loja? Então pesquise avaliações no Reclame Aqui, quais as principais reclamações recebidas e o mais importante, quantas delas foram resolvidas. Além disso, consulte também as redes sociais da empresa (se não existirem, você pode desconfiar).
2. Veja a lista de sites suspeitos do Procon-SP
O Procon-SP divulgou uma lista de sites não confiáveis para ajudar os consumidores a não caírem em fraudes. São endereços que já receberam reclamações anteriormente e não responderam ou não foram encontrados pelo órgão de defesa do consumidor. Então já sabe: antes de realizar qualquer compra, consulte a lista e passe longe dos sites citados!
3. Suspeite de megadescontos
Embora a proposta de Black Friday seja disponibilizar produtos com ótimos descontos, é preciso ter bom senso e desconfiar de promoções surreais. Então se ver um produto com o valor muito abaixo da média, siga as primeiras dicas e verifique a reputação da loja. É uma boa, também, certificar se o produto é original e se vem com nota fiscal e garantia.
4. Não use wi-fi compartilhado
Em redes compartilhadas, como corporativas ou abertas que encontramos por aí, é possível uma conexão direta entre os dispositivos dos usuários. Assim, nada impede que um golpista tente acessar sua máquina para acompanhar seu processo de compra e roubar informações. Então prefira comprar usando sua rede doméstica e na segurança da sua casa.
5. Deixe seu antivírus ligado
Durante as compras é recomendado deixar seu antivírus ligado (se você não tem, baixe um), para que ele detecte qualquer ação suspeita vinda do outro lado da tela (seja vírus, malwares, bolwares ou até mesmo arquivos maliciosos) e alerte você para que deixe o site imediatamente e corrija o problema.
6. Verifique se o site é seguro
Antes de fazer uma compra, verifique se o endereço do site possui a letra “s” após o “http”. Isso identifica que ele possui certificados SSL, que garantem que os dados disponibilizados pelos usuários ficam seguros.
7. Cuidado com promoções por e-mail
Em datas como a Black Friday, é comum o disparo de promoções falsas por e-mail. Fique atento com as armadilhas para te convencer a fornecer dados pessoais na hora da compra, como senhas e dados bancários. Outra dica é verificar se o site que você está acessando não tem letras trocadas, como “arnericanas.com.br” ao invés de “americanas.com.br”, e acessar o site oficial da loja – digitando diretamente o endereço no seu navegador – e checar se a promoção realmente existe.
Promobit ajuda usuários a se protegerem de promoções falsas
O Promobit é uma ótima ferramenta para você passar longe de golpes na internet. O site lista milhares de promoções, ofertas e cupons de desconto, tudo confiável e apurado por um time de curadores.
Seja um celular novo com preço camarada ou TV em promoção, ele te ajuda a encontrar o produto que tanto procura. Também está disponível um app de desconto para você economizar em qualquer hora e em qualquer lugar.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!