Estações ferroviárias de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo no município de Itapecerica receberão projetos de restauração

A proposta de restauração das estações ferroviárias de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo, situadas em Itapecerica (MG), foi uma das cinco aprovadas este ano no Edital de Patrocínio de Patrimônio Cultural do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais.

  A matéria continua após a publicidade

A proposição foi apresentada pela Rede Cidade, empresa que presta assessoria para Itapecerica na área de patrimônio cultural. Com o resultado, a Rede Cidade irá viabilizar projetos de restauração para as estações ferroviárias, a serem elaborados por profissionais especializados em patrimônio histórico e avaliados em R$ 30 mil.
Após a elaboração dos projetos, a Prefeitura irá correr atrás de parcerias e das leis de incentivo a fim de conseguir recursos para restaurar as duas estações. "O empreendimento, além de promover a preservação e a valorização do patrimônio cultural, irá colaborar para alavancar o turismo no município, gerando emprego e renda para a população", afirmou o prefeito Wirley Reis.
As estações de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo viveram tempos prósperos no início do século XX. Porém, com a desarticulação do transporte ferroviário no país, foram abandonadas e apresentam estado de conservação precário.
[caption id="attachment_46540" align="alignnone" width="785"] Divulgação/Prefeitura[/caption] [caption id="attachment_46541" align="alignnone" width="785"] Divulgação/Prefeitura[/caption]  

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!