Destino surpreendente - Turismo

CA Carlos Altman - Especial para o Correio postado em 24/08/2019 10:30 / atualizado em 23/08/2019 16:58

[caption id="attachment_45422" align="aligncenter" width="675"]Passear pelas ruas da cidade e observar a arquitetura e a beleza dos azulejos é um programa imperdível(foto: Sergio Rodrigo Reis/Estado de Minas) Passear pelas ruas da cidade e observar a arquitetura e a beleza dos azulejos é um programa imperdível(foto: Sergio Rodrigo Reis/Estado de Minas)[/caption] Passear pelas ruas da cidade e observar a arquitetura e a beleza dos azulejos é um programa imperdível (foto: Sergio Rodrigo Reis/Estado de Minas) Arquitetura de encher os olhos e gastronomia de dar água na boca têm levado milhares de pessoas ao país de Camões, Eça de Queiroz, Saramago e Fenando Pessoa. E a cidade de Porto, com toda a sua imponente história, gastronomia diversificada e aspectos culturais únicos, aliados ao baixo custo de vida, vem chamando a atenção do mundo inteiro, principalmente dos brasileiros.E esse é justamente o clima de encantamento vivido pelo casal José Odair Figueiredo e Helem Figueiredo toda vez que visita a cidade de Porto. O filho deles, João Paulo Figueiredo foi estudar na cidade portuguesa há mais de seis anos. Desde então, foram três viagens inesquecíveis do casal. “Eu pessoalmente, nunca incluí essa cidade como roteiro em meus sonhos de viagem, mas como corações e mentes caminham ao lado dos filhos, nossos olhares se voltaram para esta terra, mãe de todos nós. Cada dia é um olhar diferente sobre o país”, emociona-se a mineira Helem.De acordo com o casal, vale a pena vistar os pontos turísticos tradicionais da cidade. Helem e Zezito enumeram os destinos obrigatórios em Porto: “Nada se compara em se perder na região da Ribeira admirando o Rio Douro com suas pontes, barcos e gaivotas. Visite a Rua Santa Catarina, onde o burburinho das várias línguas se entrelaça numa energia contagiante! Não deixe de comer um delicioso bolinho de bacalhau e saborear um pastel de nata diluído no saboroso vinho do Porto. Assistir a um show na Casa da Música, com sua acústica impecável, é um belo programa. Passar uma manhã no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, sempre com uma exposição surpreendente, também é inesquecível. Caminhar pela cidade descobrindo ruelas e becos é muito prazeroso. Esparramar-se pelos parques e jardins, apreciar a comida maravilhosa. Não deixe de visitar a Estação Ferroviária de São Bento e se encantar com a história de Portugal por meio de seus belos azulejos em azul e branco. E, por fim, agradecer a Deus ao visitar as belíssimas igrejas espalhadas pela cidade”. (CA)

 

  

 

Continua após a publicidade

[caption id="attachment_45423" align="aligncenter" width="675"]No Cais da Ribeira, o passeio à margem do Rio Douro é inspirador(foto: Edgar Jimenez/ Wikimédia Commons/Reprodução) No Cais da Ribeira, o passeio à margem do Rio Douro é inspirador(foto: Edgar Jimenez/ Wikimédia Commons/Reprodução)[/caption] No Cais da Ribeira, o passeio à margem do Rio Douro é inspirador (foto: Edgar Jimenez/ Wikimédia Commons/Reprodução)

 

 

Continua após a publicidade

Ribeira e Rio Douro     Localizada às margens do Rio Douro, bem no centro histórico da cidade, a região conta com diversos restaurantes, bares e pontos turísticos em sua extensão, como o Palácio da Bolsa. As luzes do céu, o pôr do Sol, os reflexos na água, enfim, a atmosfera local transforma o ambiente em uma paisagem dos sonhos. Passear de barco no Rio Douro é o cenário ideal para quem quer sentir um clima único de paz e encantamento. É emocionante. Vale a pena fazer um passeio durante o dia e outro à noite. Com 897 quilômetros de comprimento, ele é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica.Casa da Música   É a principal sala de concertos do Porto e foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, fazendo parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura (2001), mas a sua construção foi finalizada em 2005. Antigamente, o local era usado para reparação dos bondes (os eléctricos) que circulavam pela cidade.Vila nova de Gaia   Cidade portuguesa da área metropolitana do Porto. Em uma caminhada é possível se deparar com a antiga casa de ícones da literatura, como Eça de Queiroz, ou espaços como o Mosteiro da Serra do Pilar, sem contar que com mais alguns passos é possível se deparar com a charmosíssima Capela do Senhor da Pedra, num rochedo batido pelo mar, na Praia de Miramar. Com museus, monumentos, teleférico, circuitos e muito mais, Vila Nova de Gaia é local para explorar e contemplar.

[caption id="attachment_45424" align="aligncenter" width="675"]No alto da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia é possível apreciar a cidade do Porto(foto: Diego Delso/ Wikimédia Commons/Reprodução) No alto da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia é possível apreciar a cidade do Porto(foto: Diego Delso/ Wikimédia Commons/Reprodução)[/caption] No alto da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia é possível apreciar a cidade do Porto (foto: Diego Delso/ Wikimédia Commons/Reprodução)  

 

 

Mosteiro da Serra do Pilar  Está no alto da Serra do Pilar, na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia. Local é um refúgio para apreciar a cidade do Porto da melhor maneira possível.Ponte D. Luís I     Construída entre 1881 e 1888, liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia e foi projetada pelo engenheiro belga Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel.

Fonte: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2019/08/24/interna_turismo,777105/destino-surpreendente.shtml

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!