Começou nesta sexta-feira (16), a 74ª edição do Reinado de Cláudio (MG)

A Irmandade de N. Sra. do Rosário juntamente com os Reis festeiros de 2019, realizam a partir desta sexta-feira (16) até a próxima segunda-feira (19) em Cláudio a 74ª edição da Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O evento mais antigo e tradicional da cidade, que mescla fé, cultura e religiosidade, reúne milhares de pessoas nos 4 dias de festa.

A matéria continua após a publicidade

O Reinado de Cláudio vem enriquecendo a vida cultural e religiosa do município, constituindo também um evento de grande atração para visitantes de todo o país e do exterior, que chegam à cidade no mês de agosto a fim de presenciar as homenagens dedicadas às divindades padroeiras do reinado, que em virtude do seu valor histórico e religioso para o povo claudiense, a festa, recebeu o Registro de Bem Cultural de natureza Imaterial, pelo Decreto nº 15, de 4 de abril de 2006.
 
A abertura do Reinado aconteceu nesta sexta-feira (16) ás 19h30 com a recitação do terço e levantamento do Mastro de Nossa Senhora do Rosário na Igreja do Rosário. Uma procissão seguiu com os ternos e reis até a Praça Ex-Combatentes onde são levantados os demais mastros.
 
Neste sábado (17), às 19h30 é realizada a missa conga na Praça Ex-Combatentes presidida pelos padres da paróquia. Nessa celebração os cânticos são entoados pelos ternos de congado de Cláudio e região. Após a celebração acontece a troca das coroas dos reis de Nossa Senhora das Mercês, Santa Efigênia e São Benedito.
[gallery type="slideshow" size="full" ids="44510,44511,44512,44513,44514,44515,44516"]
No Domingo (18), o principal dia da festividade, a partir das 14h acontece a saída do cortejo da Princesa Isabel e a tradicional Chegada de Reis com a participação de centenas de cavaleiros acompanhando a comitiva real, que percorrerá as principais ruas da cidade até a Casa Queimada (Av. Tancredo Neves), onde os reis serão recebidos pelos demais festeiros e ternos de congado de várias cidades do estado. Todos participam da recitação do terço e também da encenação da libertação dos escravos e da troca da coroa da Princesa Isabel.
 
No último dia da festa, segunda-feira (19), os ternos buscarão os reis em suas residências e sairão em direção à Praça Ex Combatentes. Na chegada, acontece a recitação do terço, a troca do balainho da Rainha das Flores a troca das coroas de N. Sra. do Rosário e o descimento dos mastros, encerrando as festividades de 2019.
 
Informações sobre a festa: (37) 9 9941-0703 ou 9 9999-5291
[caption id="attachment_44517" align="alignnone" width="853"]Fotos: Fernando Prado Fotos: Fernando Prado[/caption]

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!