Mais de 800 solicitações de bloqueios de celulares no Centro-Oeste de Minas Gerais foram recebidas pelo CBLOC

A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), recebeu 810 solicitações de bloqueios de aparelhos na região de atuação da 7ª Região da Polícia Militar (PM), com sede em Divinópolis e responsável por 50 municípios do Centro-Oeste Mineiro.

A matéria continua após a publicidade

O serviço, inaugurado em março no batalhão da PM em Nova Serrana e expandido para outras dez cidades da região em abril, já realizou o bloqueio de quase 15 mil celulares roubados e furtados em todo o Estado.
Ao G1, a Sesp afirmou que o sistema pode ser utilizado em qualquer cidade mineira de forma gratuita. Para bloquear o celular e proteger dados pessoais, como fotos ou caminhos de GPS salvos, é necessário apenas o número da linha.
Segundo a secretaria, o roubo de celulares registrou uma queda de 28% em todo o Estado desde a implementação da Cbloc. Para o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Etevaldo Caçadini, a redução nos números é reflexo do bloqueio dos aparelhos.
“A Cbloc é importante porque atende as pessoas lesadas na ponta da linha e ainda inibe a ação criminosa. Os criminosos estão pensando duas vezes antes de praticar qualquer tipo de roubo ou furto no estado, já que o produto será inutilizado”, contou.
Para efetuar o bloqueio de um celular roubado/furtado, basta acessar este link: http://cbloc.seguranca.mg.gov.br/
Conforme a Sesp, entre janeiro e junho de 2018, foram registrados 20.052 roubos de telefones celulares em todo o Estado. No mesmo período de 2019, foram registradas 14.343 ocorrências.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!