Demora em concurso deixa Polícia Civil de São Paulo com déficit

Enquanto a Polícia Civil de São Paulo demora para abrir novos concursos e para nomear aprovados, a corporação recebe crítica por estar atrasada e envelhecida. De acordo com o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de São Paulo (Sindpesp), toda essa situação leva a PC-SP a ter um déficit de 13.862 profissionais em todo o estado de São Paulo.
 

A matéria continua após a publicidade

“Esse quadro vem sendo enxugado e a morosidade na abertura de concursos e na nomeação dos já aprovados nos deixou com um déficit e com uma polícia de idosos, pois não há renovação”, disse a presidente do Sindicato dos delegados de Polícia Civil, Raquel Kobashi Gallinati. Em 1994, por exemplo, a polícia civil tinha 40 mil agentes, mas o número de contratações não acompanhou o crescimento populacional nos anos seguintes.
 
De acordo com dados divulgados pelo Sindpesp, em abril foram registradas 88 baixas por aposentadorias, mortes, exonerações ou nomeações sem efeito. Em contrapartida, houve apenas 50 provimentos de peritos. As carreiras com maior carência são investigador (3.272 servidores para atingir os 11.957 cargos existentes) e escrivão (3.158 vagas em aberto). A nova gestão está ciente deste déficit e estuda a abertura de novos concursos.
 
“A atual gestão investe nas polícias paulistas e em seus quadros de funcionários. Novos certames serão abertos, inclusive os estudos de viabilidade estão em andamento. O objetivo da atual gestão é realizar concursos anuais para todas as polícias”, disse a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo em nota. O governador João Doria (PSDB), anunciou, em março, uma lei que garante a manutenção de mais de 2 mil cargos na Polícia Civil de São Paulo.
 
A intenção do governador de São Paulo é ampliar o efetivo para preencher até 21 mil vagas para as Polícias Militar e Civil. O objetivo faz parte de promessa de campanha feita no ano passado durante a corrida eleitoral. Além disso, Doria promete melhorar a qualidade do serviço de segurança pública de São Paulo e melhores salários para os policiais. A abertura da 10ª delegacia da mulher também pode contribuir para ampliar o efetivo. Segundo Doria, o intuito é abrir ainda mais 30 unidades.
 
Os últimos editais lançados foram para as carreiras de delegado, investigadores, escrivães, agentes de telecomunicações, papiloscopistas, agentes policiais e auxiliares de papiloscopistas e foram publicados em 2018. Portanto, as seleções ainda estão em andamento, com 2.750 vagas em disputa. Se não houver quantidade suficiente de aprovados, esses candidatos também poderão ser contemplados na seleção de 2019. Outro certame autorizado é o  Concurso da  Polícia Civil RJ, com vagas para níveis fundamental, médio e superior

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!