Serviço Militar: Como e onde fazer o alistamento em Itapecerica (MG) para nascidos em 2001

Os jovens que completam 18 anos em 2019 devem se alistar no Serviço Militar. O alistamento é obrigatório para os nascidos em 2001 e pode ser feito até 30 de junho pela internet ou na Junta de Serviço Militar. A medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros.
A matéria continua após a publicidade
Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.
O alistamento pela internet está disponível aos jovens que tenham CPF. Os que não possuem CPF, devem procurar a Junta Militar com a certidão de nascimento, RG e comprovante de residência. Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e recebem treinamento nos quartéis.
Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Dispensa

Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar para deixar de participar do alistamento. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.

Serviço alternativo

Há a possibilidade de se alistar para fazer um serviço alternativo. Isso é possível quando o candidato tem convicções religiosas ou políticas que o impedem de servir.
Nessas situações, o líder religioso, político ou filosófico deve redigir uma declaração para justificar o pedido. Junto da declaração, é preciso entregar o requerimento de prestação de serviço alternativo.

Nome social

Durante a inscrição, os jovens podem optar por registrar o nome social. Para tanto, é necessário levar até a Junta Militar a certidão de nascimento, comprovante de residência, documento de identidade e o requerimento do uso do nome social.

Junta Militar em Itapecerica (MG)

Os jovens que não têm CPF ou que tiverem dificuldade de acesso à internet, podem procurar a Junta Militar de Itapecerica (MG), na rua Vigário Antunes, 276 bairro centro, no prédio do antigo Fórum, com RG, CPF e Comprovante de Residência. O atendimento é segunda a sexta, de 12h às 18h.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!