Morre aos 86 anos, Dom José Belvino do Nascimento, Bispo Emérito de Divinópolis (MG)

Faleceu na noite desta terça-feira (8), Dom José Belvino do Nascimento, Bispo Emérito de Divinópolis. Dom José Belvino celebrou a missa ontem à noite, em Entre Rios onde estava residindo. Após a missa foi para a sua casa onde passou mal e teve que ser encaminhado ao Hospital onde teve um infarto e não resistiu. Acabou falecendo por volta das 23horas. Seu corpo está sendo velado na Matriz de Entre Rios onde permanecerá até às 15h. Depois seu corpo seguirá para Divinópolis.
A primeira missa de corpo presente, acontecerá na Catedral do Divino Espírito Santo às 21 horas. Ao longo da noite as missas acontecerão de duas em duas horas. Amanhã a última missa será às 07h. Depois o corpo irá para o sepultamento no Santuário Nossa Sra. da Conceição, em Conceição do Pará. Mais detalhes serão informados posteriormente. Essas informações  foram repassadas por Pe. Carlos Henrique, que já se encontra em Entre Rios.
[caption id="attachment_29990" align="alignnone" width="602"] Foto do último aniversário de Dom José Belvino, celebrado no dia 29 de dezembro de 2018.[/caption]
Dom José Belvino completou 86 anos no último dia 29 e ontem celebrou a data de seu batismo. Seu episcopado em Divinópolis foi marcado por muitas conquistas. Ele investiu muito na comunicação, na formação sacerdotal e em diversos outros trabalhos. Ordenou inúmeros sacerdotes e era muito querido entre os padres. Sua maneira simples de falar ao povo fez dele um grande comunicador. Era muito humano e teve uma vida marcada pela simplicidade. Que Deus o tenha no céu e que de lá ele continue a rezar por todos nós.
[gallery type="slideshow" size="full" ids="29988,29989,29987"]
Conheça um pouco mais a história de Dom Belvino:
José Belvino do Nascimento é natural de Marcês, região da Zona da Mata, onde viveu por pouco tempo, cerca de um ano. Mudou-se com a família para Rio Espera-MG; cidade em que morou Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho" escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.
Em Rio Espera, José Belvino passou a infância num ambiente repleto de amor e carinho. Sua família, muito católica e religiosa, teve papel fundamental em sua vocação. Bem cedo ingressou no Seminário, logo após cursas a escola primária.
Uma nova etapa na vida de José, que deixa o conforto do lar, o carinho dos pais, para dedicar sua vida a Deus. Uma escolha que sem dúvida nenhuma iria transformar a vida daquela criança humilde da pequena cidade de Mercês.
A vida no seminárioserviu para confirmar ainda mais o desejo de se tornar padre; e o tempo tratou de lapidar aquele diamente bruto, é claro, com a ação do Espírito Santo. No dia 02 de dezembro de 1956, na Catedral de Mariana, José Belvino é ordenado Padre.
A ordenação: Naquele tempo não havia ordenação nas paróquias, somente nas Catedrais, e devido à longa distância de Rio Espera a Mariana só os familiares mais próximos puderam participar da festa. Padre José Belvino só pôde celebrar com o povo e o restante dos familiares, no dia 05 de dezembro de 1956, em Rio Espera, três dias depois de sua ordenação, com grande festa preparada pelos fiéis.
"Foi uma alegria para todo mundo, uma grande festa! A gente não esquece nunca, é muita emoração. É mundo novo, a gente fica até 'meio bobo' porque não esperava, não tinha muita esperança de conseguir vencer, e vencemos", afirma, hoje Dom José.
Daí em diante, Padre José Belvino passou a viver intensamente os ensinamentos de Cristo, a propagar o amor fraterno, a promover a partilha ns comunidade como verdadeiro mensageiro da Boa Nova. José fez a opção pelos mais desfavorecidos e buscou, através do sacerdócio, alimentar a fé na presença  viva de Jesus na Eucarístia.
Nomeado Bispo: 24 anos depois após a ordenação de Padre, próximo de completar Bodas de Prata, José Belvino recebe aquele, que sem dúvida, seria dos mais importantes serviços de sua vida: a nomeação de Bispo.
Uma grande festa mobilizou Entre Rios de Minas, na Paróquia de Nossa Senhroa das Brotas, onde trabalhou de 1960 a 1981.
A Consagração Episcopal aconteceu no dia 29 de setembro de 1981, às 10h, na Praça da Matriz. Foi sagrante, Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo Metropolitano de Mariana e consagrantes os bispos: Dom José Lima, de Sete Lagoas que foi seu antecessor em Itumbiara e Dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo de Caratinga.
Dom  José escolheu como lema “FIDE IN FIDEM” (Fé em Fé – Rm. 1,17).
Chegada em Divinópolis:  Dom José trabalhou por dois anos em Conselheiro Lafaiete, um ano em Coronel Fabriciano e Acezita, um ano em Piranga e por vinte anos na cidade de Entre Rios de Minas. Na diocese de Itumbiara-GO ficou por seis anos como bispo, quando em seguida foi coadjutor na diocese de Patos de Minas.
Sua chegada em Divinópolis se deu em 11 de junho de 1989 e a posse aconteceu numa noite de muita chuva, na Catedral do Divino Espírito Santo; noite em que ficou muito marcada para os fiéis: “Naquela noite caiu uma chuva famosa que os fiéis apelidaram com ‘chuva do bispo’. Foi muito forte e quebrou os vidros das janelas da Catedral, derrubou árvores, enfim, foi um alvoroço ”; diz o bispo.
O trabalho na Diocese de Divinópolis:  Com certeza, Dom José escreveu novo capítulo na história da Diocese de Divinópolis nestes vinte anos como Pastor Maior da nossa Igreja.
Sempre preocupado e zeloso para com as coisas de Deus, acompanhou e levou às paróquias palavras de esperança. Cuidou com carinho do Seminário e durante seu trabalho pastoral foram ordenados mais de cinqüenta padres e criadas dezesseis paróquias.
Outra conquista para a Diocese, que , segundo Dom José, “foi um milagre de Deus”, pois era humanamente impossível a aquisição das Rádios Divinópolis Am e Candidés FM, em Divinópolis e a Rádios Santa Cruz Am e Stilo Fm, em Pará de Minas.
• Nascido em Mercês - MG : 29 de dezembro de 1932 • Ordenado Sacerdote em Mariana - MG: 02 de dezembro de 1956 • Eleito Bispo em Mariana - MG : 27 de junho de 1981 • Sagrado Bispo em Entre Rios de Minas -MG) : 29 de setembro de 1981 • Posse em Itumbiara - GO: 11 de outubro de 1981 • Nomeado Coadjutor de Patos de Minas - MG : 06 de fevereiro de 1987 • Posse em Patos de Minas - MG : 11 de maio de 1987 • Transferido para Divinópolis - MG : 11 de maio de 1989 • Posse em Divinópolis - MG :11 de junho de 1989 • Renúncia: 11 de fevereiro de 2009

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!