Verão começa nesta 6ª feira com temperaturas em elevação e chuvas frequentes

O verão no Brasil começa nesta sexta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2019. A estação, muito importante para a agropecuária, deve trazer chuvas mais frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde as chuvas são inferiores a 400 mm, além de altas temperaturas.
 
A matéria continua após a publicidade
"Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas", disse o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Veja o mapa de previsão probabilística para todo o Brasil em janeiro, fevereiro e março:
O verão é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país, em função da posição relativa do sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
"Devido às suas características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios", complementou o instituto oficial meteorológico do país.
Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, ressaltou em entrevista ao Notícias Agrícolas que os mapas de precipitação para os próximos três meses apontam média acumulada do período, portanto as condições podem mudar mensalmente. Apesar da possibilidade de menos chuvas em áreas do Sul, característica diferente de El Niño, para Melo o fenômeno já dá sinais de atuação.
"Eu particularmente já acredito em uma influência do El Niño porque estamos vendo temperaturas elevadas na região Sudeste e isso já é um sinal de que ele já está mostrando as suas caras", ressaltou Melo.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (21/12 a 27/12) em todo o Brasil:
Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (21/12 a 27/12) em todo o Brasil - Fonte: Inmet Fonte: Inmet
Espera-se que o verão contribua para as chuvas em áreas do Sul do país. Cidades produtoras do Norte e Noroeste do Paraná registram danos pontuais em lavouras de soja com quase 20 dias sem chuvas. Essas localidades devem receber precipitações volumosas a partir do final de semana e Natal. Até podem ocorrer pancadas de chuva nessas áreas, mas não em volumes expressivos.
De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, chuvas retornaram para áreas do Paraná, mas ainda em menores volumes e no Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina as precipitações seguem intensas. Nesta quinta, inclusive, há alerta de tempestade para quase todo o estado gaúcho. Relatos de produtores confirmam o retorno das chuvas.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!