Em última reunião da Associação das Cidades Históricas, prefeitos entregam carta aberta ao governador eleito, Romeu Zema

Agência Amirt
Em última reunião do ano, realizada nessa quinta-feira (13), os 30 prefeitos que compõem a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) elaboraram uma carta aberta, denominada de “Carta de Itapecerica”, reivindicando a conservação e manutenção do legado histórico, artístico, cultural e arquitetônico das cidades, além de solicitar a manutenção da Secretaria de Estado de Cultura.
A matéria continua após a publicidade
O documento, produzido durante a última reunião da entidade, foi entregue ao representante do governador eleito, Romeu Zema (Novo), Dr. Bernardo Silviano Brandão, em Itapecerica, no Centro-Oeste.
Na ocasião, além dos prefeitos que fazem parte da associação e do representante do futuro governo, jornalistas, pesquisadores, historiadores e o Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, também estiveram presentes.
Na “Carta de Itapecerica”, os representantes que integram a entidade, pedem que o futuro governador preserve a Secretaria de Estado de Cultura diante da importância do patrimônio cultural para o estado. “Minas Gerais não pode ficar sem esta secretaria. Nós precisamos desta política pública, deste braço para ter identidade. Por isso é muito importante sua existência no novo governo”, afirma Wirley Rodrigues Reis, prefeito de Itapecerica e vice-presidente da associação.
[playlist ids="28523"]
Além da petição quanto à manutenção, no documento elaborado os prefeitos apresentam as necessidades vividas pelos municípios. “Nós temos os nossos motivos para isso. Não podemos permitir que a cultura diminua. Minas Gerais é o berço da cultura no país e, além disso, tem metade do patrimônio histórico tombado brasileiro”, disse José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da associação e prefeito de Conceição do Mato Dentro.
[gallery type="slideshow" size="full" ids="28525,28526,28527,28528,28529"]
Representando o governo, Dr. Bernardo Silviano Brandão, afirmou que as políticas públicas citadas na carta não serão diminuídas no governo de Romeu Zema. “Nosso governador eleito é de Araxá, no Triângulo Mineiro, cidade de Dona Beija, nosso vice-governador eleito, Paulo Brant, é de Diamantina, na região Central, cidade que também é berço histórico de Minas Gerais. Tenho certeza que estas cartas vão chegar às mãos do futuro governador e da equipe de transição para fazermos políticas de fortalecimento da cultura durante os próximos quatro anos”, finaliza.
Manutenção do secretário
Além da carta aberta entregue ao Dr. Bernardo Silviano Brandão, os prefeitos fizeram um segundo documento solicitando a manutenção do Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, à frente do cargo.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!