Polícia Civil prende em flagrante suspeito de estelionato em Belo Horizonte

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)  prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (11), José Aparecido Barbosa, 49 anos, suspeito do crime de estelionato. Ele foi detido em sua residência, no bairro Heliópolis, em Belo Horizonte.
A matéria continua após a publicidade
A Delegada Cinara Rocha revelou que a PCMG começou a investigar o suspeito a partir da prisão de outro estelionatário no dia 13 de novembro, quando este tentava abrir uma conta com uso de documento falso em uma cooperativa de crédito na capital. “A partir dessa prisão, começamos uma investigação e chegamos à conclusão que o homem não agia sozinho, mas sim em grupo”, explicou a Delegada.
A PCMG realizou diversas diligências para identificar e localizar o líder dessa organização criminosa e representou junto ao Poder Judiciário um mandado de busca e apreensão e mandado de prisão temporária contra José, que foram cumpridos nesta manhã.
Na residência dele e em um escritório, localizado no Centro da capital, foram apreendidos diversos materiais falsos, como Carteiras de Identidades, tokens, diplomas, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e cheques.
[caption id="attachment_28370" align="alignnone" width="669"] Veículo Apreendido/Divulgação PCMG[/caption]
Segundo a Delegada, a quadrilha agia sempre da mesma forma, tendo como vítimas pessoas jurídicas ou físicas. “Eles constroem documentos em nome de terceiros, que não sabem que seus nomes estão sendo usados, abrem contas em bancos e conseguem um crédito, seja através de cartões, financiamentos e cheques. Eles usam então esse crédito de forma rápida e encerram a conta”, disse Cinara.
O investigado já era conhecido no meio policial. “O suspeito age há mais de 10 anos e possui um vasto conhecimento em crimes contra o patrimônio e fraudes em geral. Já foi preso diversas vezes, sendo que na última vez saiu em fevereiro desde ano, e está presente em dez inquéritos da PCMG e cinco da Polícia Federal”, contou Cinara.
O suspeito, além de detido sob o mandado de prisão, foi preso em flagrante também por estelionato, falsidade ideológica e falsidade de selo público.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!