Prefeitura de Itapecerica (MG), pagará 13º salário dos servidores no dia 14 de dezembro

Manter as contas em dia, entre elas o salário dos servidores públicos municipais, tem sido um desafio para as prefeituras mineiras, que vivem uma grande crise provocada pela falta de repasse de recursos por parte do Governo do Estado. Sem as verbas estaduais, muitos municípios não conseguem arcar com as despesas e os salários dos funcionários precisam ser parcelados ou atrasados.
A matéria continua após a publicidade
Diante dessa situação, Itapecerica, município de 21 mil habitantes localizado no Centro-Oeste mineiro, ganha lugar de destaque como uma das poucas cidades do estado que estão conseguindo superar a crise e se encontra em situação, na medida do possível, equilibrada. A dívida do Estado com o Município já passa dos R$ 4,7 milhões. No entanto, ainda que algumas adequações tenham sido necessárias, a Prefeitura vem mantendo todas as contas em dia, assim como o salário dos funcionários, incluindo os professores. Além disso, a administração municipal não paralisou suas atividades em nenhuma área, dando andamento a obras e investimentos previamente planejados, cujas verbas já estavam reservadas em caixa.
O prefeito Wirley Reis - “Têko” (PHS) explica que, para que a cidade não passasse por maiores percalços, assim que o cenário de crise se apresentou, em meados de 2018, a Prefeitura economizou recursos oriundos de impostos municipais, em especial o IPTU. Essa economia evitou que Itapecerica estivesse hoje em situação calamitosa, como acontece com a maioria dos municípios mineiros.
Para pagar os salários dos professores, que dependem em grande medida dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a Prefeitura investiu mais de R$ 2,6 milhões de recursos próprios ao longo do ano. “A Educação deve ser sempre uma prioridade dos gestores públicos e não considero correto deixar de pagar os professores, profissionais de primeira importância para toda a sociedade”, afirma Têko.
[caption id="attachment_28118" align="alignnone" width="633"] Prefeito Municipal de Itapecerica, Wirley Rodrigues Reis – Têko (Foto: Alisson Prodlik)[/caption]
O prefeito salienta que o governador eleito por Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) não conseguirá resolver todos os problemas em um curto espaço de tempo e que, por isso, é preciso continuar atento e cauteloso quanto aos gastos públicos. “Faço questão de manter todos os servidores informados da situação para que, assim, toda a equipe se envolva na missão de mantermos as contas em dia”, destaca.
Têko enfatiza que o momento é complicado e exige muito planejamento e “matemática” na hora de gerir o erário municipal. “Dessa maneira conseguimos, apesar de todas as dificuldades, fechar com chave de ouro um dos anos mais difíceis que enfrentamos”, diz o prefeito, completando que continuará firme no propósito de manter Itapecerica em situação estável. “Reafirmo o meu compromisso de trabalhar sempre pautado pela transparência e pela responsabilidade, respeitando os servidores e buscando o melhor para todos os itapecericanos”, conclui.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!