Black Friday: especialista do Itaú Unibanco dá dicas para fazer compras com segurança

A data oficial é 23 de novembro, mas a Black Friday já está a todo vapor no comércio brasileiro, com diversos anúncios de ofertas em sites e lojas dos mais variados setores. Principal data do calendário do e-commerce brasileiro – e cada vez mais adotada por quem faz vendas físicas –, a Black Friday registra um aumento considerável no volume de transações, o que pede um cuidado extra na hora das compras para evitar fraudes.
A Matéria continua após a Publicidade
Segundo estimativa da Ebit/Nielsen, 88,6% dos e-consumidores têm intenção de fazer pedidos na data, uma alta de 8% em relação a 2017. Apenas no comércio eletrônico, o número total de compras deve chegar a 4 milhões.
Para que os consumidores façam suas compras de forma segura e aproveitem a data, Richard Bento, superintendente de segurança corporativa do Itaú Unibanco, preparou as dicas abaixo:
*** Computador confiável Sempre e principalmente ao realizar transações online, utilize uma máquina com antivírus, navegador e sistema operacional atualizados e firewall ativado. Além disso, use redes sem fio conhecidas, com senha, ou sua conexão particular (3G ou 4G). Nunca faça compras ou transações bancárias em redes públicas.
*** Segurança – Sempre digite o endereço do site no navegador de internet. Antes de fornecer seus dados, verifique se o endereço do site começa com https://.
*** Senhas – Crie uma senha exclusiva para cada cadastro, evitando dados pessoais. Jamais use a mesma senha de acesso ao seu banco ou e-mail para cadastro em lojas.
*** Cartão virtual – Utilize o cartão virtual nas transações pela internet. Para isso, basta instalar o app do seu cartão, gerar um cartão virtual e realizar sua compra. O número será válido para uma única transação e por tempo determinado – evitando que criminosos o utilizem caso tenham acesso aos dados guardados pelo site.
*** Reputação da loja – Faça suas compras em sites conhecidos, consulte a loja em páginas de avaliação de reputação e veja quais são as políticas de privacidade. E mais: confirme se ela não está na lista restritiva do Serasa e confira informações como razão social, CNPJ e endereço. Não realize a compra se perceber alguma inconsistência.
*** Atenção constante Desconfie de promoções com preços muito abaixo da média de mercado, mesmo na Black Friday. E fique atento a links enviados por e-mails ou redes sociais – eles podem direcionar para páginas falsas, com a intenção de roubar seus dados. Prefira acessar o site diretamente, digitando o endereço no navegador.
*** Golpe da troca do cartão – Nesse golpe, realizado em compras físicas, o fraudador diz que o pagamento com o cartão não foi autorizado ou que a maquininha está sem sinal, e pede que o cliente digite sua senha novamente. A máquina então captura os dados e o golpista devolve outro cartão, ficando com o verdadeiro e com a senha. Sempre confira se o nome impresso no cartão é mesmo o seu ao guardá-lo.
*** Comunicação já! – Entre em contato imediatamente com a central de atendimento de seu cartão caso tenha qualquer suspeita durante a transação. Ligue para o telefone impresso atrás de seu cartão físico ou para o número que está no site oficial da administradora.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!