Prefeito de Itapecerica agradece o apoio dos municípios adjacentes no atendimento às vítimas de acidente no último sábado

Após um acidente que terminou com dez pessoas feridas com queimaduras durante um churrasco no bairro Nossa Senhora as Graças em Itapecerica/MG, o prefeito Wirley Rodrigues Reis (PHS) divulgou uma nota nas redes sociais lamentando o fato e agradecendo o apoio recebido para o atendimento as vítimas.
A matéria continua após a publicidade
Na publicação, o prefeito diz que a cidade está consternada e se solidariza com as famílias das vítimas. O chefe do Executivo agradeceu as equipes médicas e de enfermagem da Santa Casa de Itapecerica e as prefeituras das cidades de Santo Antônio do Monte e Camacho; ao Hospital São João de Deus, de Divinópolis e João XXIII em Belo Horizonte e ao SAMU pelo trabalho de socorro e transferências das vítimas.
Confira a nota na íntegra:
Entenda o Caso:
Na tarde deste sábado, por volta das 13:28 a central de regulação do SAMU recebeu um chamado para atendimento de uma ocorrência na Rua José Líbano, bairro Nossa Senhora das Graças em Itapecerica, referente à várias vítimas com queimaduras.
De acordo com informações iniciais acontecia um churrasco em uma residência e ao usarem álcool líquido próximo à churrasqueira, houve uma explosão, atingindo várias pessoas.
Ao chegar no local a equipe de Itapecerica encontrou 10 vítimas, todas com queimaduras, porém conscientes. Dessas, uma com 63% do corpo queimado e outras duas com 54%, uma com 45%, três com 36%, uma com 27%, uma com 18% e outra com 9%.
Todas a vítimas do sexo feminino, inicialmente foram levadas para o Pronto Atendimento de Itapecerica e de lá encaminhadas para outros locais para melhor tratamento. Dois helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros (BOA), um de Varginha e outro de Belo Horizonte também deram apoio nesta ocorrência, fazendo a transferência de três das vítimas com estado mais graves para o Hospital João XXIII. Duas vítimas foram encaminhadas para Formiga, duas para Santo Antônio do Monte e uma para o Hospital São João de Deus em Divinópolis, uma para Oliveira e uma ficou em Itapecerica.
Devido ao número de vítimas, ambulâncias de Divinópolis, Oliveira, Cláudio e Santo Antônio Do Monte deram apoio nesta ocorrência.
“A presidente da FHEMIG, Vânia Cunha, e o diretor do Hospital João XXIII, dr. Silvio Grandinetti Junior, informam que, assim que foram informados do acidente em Itapecirica, com 10 vítimas graves de queimadura, o HPS foi posto à disposição para receber todas elas, com o acionamento do Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas e mobilização de todo o corpo médico, para atendimento de emergência. Sob orientação da presidente da Fhemig, Vânia Cunha, outro hospital da Rede Fhemig foi acionado para remanejamento de pacientes menos graves do CTI do HPS, para a liberação de mais leitos, caso fosse necessário. Entretanto, o hospital João XXIII recebeu, no final da tarde de hoje, 20 de outubro de 2018, 3 vítimas estáveis, do sexo feminino, com idades entre 23 e 26 anos. Felizmente, a gravidade das vítimas foi superestimada e elas chegaram ao HPS respirando naturalmente, conscientes e conversando, com grau de SCQ (superfície corpórea queimada) entre 25% e 30%. As pacientes foram diretamente para avaliação e procedimentos no bloco cirúrgico e, posteriormente, darão entrada no CTI de Queimados, para recuperação.
 

Vítimas

De acordo com a matéria publicada pelo portal G1 na manhã desta segunda-feira (22). Das vítimas hospitalizadas, apenas Renata Fonseca Santos, de 23 anos, teve alta. No sábado, ela foi levada pelo Samu para a Santa Casa de Itapecerica. De lá, a jovem foi transferida para o Pronto Atendimento de Oliveira.
Conforme a administração do Pronto Atendimento, Renata teve queimaduras leves e foi liberada neste domingo (21).
Keslen Lílian Correia Rodrigues, de 25 anos, segue internada na Santa Casa de Santo Antônio do Monte. De acordo com a administração da Santa Casa, ela teve 35% do corpo queimado e o estado de saúde dela é considerado estável.
Elizabete Fagundes, de 25 anos, permanece internada na Santa Casa de Itapecerica. A administração do local comunicou que o estado de saúde dela é estável.
Já Rafaela Lamounier Ribeiro, de 25 anos, segue internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto do Hospital São João de Deus (HSJD), em Divinópolis. A assessoria de comunicação da instituição informou que a jovem aguarda transferência para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
Samanta Suzana Ribeiro, de 30 anos, e Raquel Fonseca Santos, de 23 anos, foram atendidas pela Santa Casa de Formiga. Elas tiveram 36% e 27% do corpo queimado, respectivamente. A Santa Casa declarou que elas foram transferidas para o Hospital João XXIII neste domingo.
Já o Hospital João XXIII emitiu nota na manhã desta segunda-feira afirmando que recebeu quatro vítimas do acidente no sábado e que, neste domingo (21), as outras duas pacientes deram entrada na unidade.
De acordo com a nota da unidade, emitida às 10h22 desta segunda, as seis pacientes possuem estado de saúde estável.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!