PUCPR conquista primeira colocação entre as universidades do Paraná

A PUCPR acaba de conquistar a primeira colocação entre instituições paranaenses no ranking da Times Higher Education – Emerging Economies University 2018, que avaliou 378 instituições de ensino superior (IES) de 42 países emergentes.

A matéria continua após a publicidade

Entre as IES brasileiras, a universidade conquistou a 11ª posição (empatada com mais 4 IES), entre públicas e privadas, ocupando posição 251-300 na colocação geral. O ranking avalia cinco dimensões: ensino, pesquisa, internacionalização, inovação e citações, que representa a influência ou impacto internacional da pesquisa. Neste quesito, a PUCPR ficou em 8a posição nacional e 1ª colocada entre as instituições privadas.

No quesito “Perspectiva Internacional e Recursos da Indústria, que mede as publicações em colaboração internacional e capacidade de transferir conhecimento para a indústria, a PUCPR ficou em 13ª posição entre todas as IES brasileiras ranqueadas.

O resultado no ranking, segundo Waldemiro Gremski, reitor da Universidade, é motivo de muito orgulho. “Este é o resultado da dedicação de toda a comunidade acadêmica na busca pela excelência no ensino e na pesquisa, impulsionando o objetivo da PUCPR de se tornar uma universidade de classe mundial”, conta. 

Continua após a publicidade

 

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Paula Cristina Trevilatto, esse posicionamento é o resultado de um planejamento estratégico institucional que investiu pesadamente na produção científica de impacto e na formação qualificada de seu corpo discente. “O ranking representa o reconhecimento do comprometimento da comunidade acadêmica da PUCPR com o ensino, pesquisa e extensão, o que crescentemente fortalece a credibilidade e a reputação institucional”, conta.

 

Continua após a publicidade

Em 2017, a PUCPR conquistou também a primeira colocação, no Paraná, no ranking mundial do Times Higher Education, versão mundial, ficando em 11ª colocada entre as brasileiras, empatada com outras 10 instituições de ensino e ficando na posição 801-1000. A PUCPR também ficou na posição 41-45 no Latin America Times Higher Education, sendo a única paranaense entre as 50 mais bem ranqueadas da América Latina.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!