AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Secretaria Regional de Saúde confirma morte por febre amarela em Carmo da Mata/MG

09/01/2018
A Secretaria Regional de Saúde (SRS) confirmou a primeira morte por febre amarela contraída na região, sendo o caso registrado em Carmo da Mata. A vítima, um homem de 36 anos, morreu na quarta-feira e resultados da sorologia feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) deram positivo para a doença.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira (09), o porta-voz da prefeitura Emerson Rabêlo disse que equipes da SRS estão na região da Forquilha, localidade onde a vítima Fabiano da Silva esteve nos últimos dias antes de vir a falecer, onde realizam estudos minuciosos e levantamentos para investigar na localidade a provável existência do vetor. “Está sendo feita uma pesquisa ampla para reunir o máximo de informações em um raio de 300 metros da fazenda na Forquilha. Além disso, cinco equipes foram enviadas hoje para realizar a vacinação de bloqueio e orientações a toda população”, disse. 

Foi informado ainda que foi iniciada as ações recomendadas, como análise nos cenários de circulação da vítima, no período, o que inclui a localidade e a Zona Urbana. 

Todas as medidas sanitárias e epidemiológicas estão sendo tomadas a partir da confirmação, de acordo com o assessor de comunicação social.  "Não há cenário para pânico. A orientação à população é: monitorar os reservatórios de reprodução do vetor, além de manter a vacinação em dia, além de monitorar o aparecimento de macacos mortos. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue)", disse Rabêlo. 

APARECIMENTO DE PRIMATA MORTO
Um macaco morto havia sido encontrado na região próxima da localidade onde passou o homem vítima da contaminação, segundo informou a assessoria da prefeitura. 

Contudo, a informação só foi dada nesta manhã (09), ocasião em que o animal estava já em estado avançado de decomposição, o que impediu a necropsia do bicho. “A pesquisa precisa ser feita em 24 horas após a morte do animal para conseguir um diagnóstico”, revela. 

Moradores da região estão sendo orientados a buscar vacinas e intensificar o uso de repelentes. A orientação também é evitar a região até ser feito um estudo mais aprofundado. 

PREVENÇÃO E CONTROLE

A Secretaria Municipal de Saúde está recebendo do Governo de Minas doses extras da vacina contra febre amarela e mutirões de vacinação estão sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde de Carmo da Mata. Cada dia um posto está realizando o mutirão com ampliação do horário de funcionamento até as 18h. 

Crianças acima de 9 meses precisam tomar a vacina e todos os adultos até 60 anos. Gestantes e lactentes não podem receber a imunização.
Publicidade

Secretaria Regional de Saúde confirma morte por febre amarela em Carmo da Mata/MG Reviewed by DestakNews Brasil on 19:29 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.