Depois de Raul Seixas, Tim Maia e Belchior, outros grandes nomes da Música Popular Brasileira serão homenageados por blocos de Carnaval de Belo Horizonte. No feriadão da folia, o público poderá relembrar grandes sucessos de artistas como Roberto Carlos, Gonzaguinha e Chico Buarque. As canções, é claro, serão tocadas em ritmo de Carnaval.
Apesar de Você” e “A Banda” são clássicos que estarão presentes no repertório do bloco Acorda Amor, criado para homenagear Chico Buarque. O desfile está previsto para a Quarta-feira de Cinzas, na avenida Mem de Sá, zona Leste da capital.
As músicas receberam diversas versões, passando por 13 ritmos, como samba reggae e samba duro. “A escolha do repertório foi um desafio. Decidimos pelas mais conhecidas e aquelas que foram feitas nos anos 1960, mas que refletem muito bem a realidade política de agora”, conta Luísa Barros, uma das vocalistas do bloco, ao lado de Luísa Nascimento e Nagela Rocha.
O Lindo Bloco do Amor, que irá relembrar canções do ídolo Gonzaguinha, fará um ensaio aberto em 19 de janeiro na quadra da Escola de Samba Cidade Jardim, na região Centro-Sul da capital mineira 
Nova roupagem
As músicas da dupla Roberto e Erasmo Carlos também entram para o calendário do Carnaval. Em 13 de fevereiro será a vez de Chega o Rei estrear nas ruas do bairro Alto dos Pinheiros, região Noroeste da cidade. Músicas como “Além do Horizonte” e “Eu Te Amo” ganham ritmos como marchinha, arrocha, funk, samba e kuduro.
“Estamos fazendo oficinas gratuitas desde setembro e os moradores da região acabaram se juntando a nós. Temos realizado os ensaios na Praça Chuí, onde acontecerá o encerramento do bloco”, conta Luciana Silva, integrante do grupo.
Ela afirma não haver um expectativa de público para o desfile, mas aguarda um grande número de foliões. “É difícil saber quantas pessoas receberemos no Carnaval, mas não deve ser grande. Saíremos no mesmo dia que o tradicional Juventude Bronzeada, e temos uma proposta mais descentralizada”.
Após o sucesso do bloco Volta, Belchior, a mesma turma de batuqueiros decidiu homenagear outro nome da MPB: Gonzaguinha.

A matéria continua após a publicidade