Dia de descanso e os amigos decidem se reunir para tomar uma cervejinha. Se o programa foi combinado com antecedência, tudo bem, a geladeira é abastecida antecipadamente e, quando a turma chega, todas as latas e garrafas já estão geldas no ponto certo. Mas e quando a decisão de fazer uma reunião é feita de sopetão? Como gelar a bebida rapidamente?
Na internet, há vários vídeos e postagens com “truques” para fazer a cerveja rapidamente. Mas o mestre cervejeiro Alexandre Levy, da cervejaria Ambev, mostra que não é preciso sofrer para alcançar a tempratura ideal da bebida. Confira 6 dicas de como gelar rapidamente a cerveja:
1) Menos é mais fácil
Cinco latinhas de 200 ml vão gelar mais rapidamente do que uma garrafa de vidro de 1 litro – e também vão se aquecer em menos tempo. Latas de alumínio são mais vulneráveis às variações de temperatura. Isso é física elementar. Se você tem muita cerveja para gelar em pouco tempo, prefira a menor embalagem possível.

2) Gelo com água é melhor que só gelo – acredite
Em muitos bares, o garçom acha que está fazendo um ótimo serviço ao trazer um balde com várias Originais geladas e alguns cubos de gelo. Se isso ocorrer com você, peça para ele encher o balde de gelo com água. Assim funciona muito melhor, por duas razões: 1) A garrafa tem mais superfície de contato com a água gelada do que com o gelo puro e; 2) Por mais estranho que possa parecer, o que resfria mais rapidamente a cerveja é o derretimento do gelo. Para mudar do estado sólido para o líquido, o gelo precisa de energia. Parte dessa energia vem do calor acumulado na cerveja. Quem disse que física precisa ser uma coisa chata?

3) Use um cooler
As pedras de gelo são mais eficientes do que o ar do freezer para esfriar a cerveja. Se a ocasião pede muitas cervejas – uma festa ou churrasco, por exemplo – manter um cooler com gelo ensacado traz uma vantagem adicional. Você abre menos a porta da geladeira, o que preserva a temperatura fria lá dentro. E na geladeira, determine um espaço para armazenar as cervejas mais quentes. Isso facilita na hora de escolher qual está mais próxima da temperatura desejada e também o fluxo para reposição.

A matéria continua após a publicidade