AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Febre Amarela: Minas decreta situação de emergência em BH, Itabira e Ponte Nova

20/01/2018
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, decretou situação de emergência de saúde pública em Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova devido aos casos registrados de febre amarela. O decreto vale por 180 dias e foi publicado no Diário Oficial Minas neste sábado (20). 

Hoje em Dia

O decreto assinado pelo governador Fernando Pimentel foi publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado
Com isso, as secretarias de saúde municipais poderão atuar com ações emergenciais para controle e contenção da doença.
Entre as medidas que poderão ser adotadas em caráter especial estão compras de insumos, materiais e contratação de serviços sem a necessidade de licitação. O objeto do decreto, de acordo com o governo, é acelerar o processo de prevenção e busca de casos em decorrência da febre amarela.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Minas já contabiliza 15 mortes em decorrência de complicações da febre amarela. Neste sábado, em Belo Horizonte, os centros de saúde estão abertos para vacinação. O atendimento é até às 17h nos 152 centros de saúde da capital.

O objetivo é facilitar o acesso das pessoas que encontram dificuldade em procurar as unidades de saúde durante a semana. Atualmente, 86% da população encontra-se imunizada na capital. A meta é atingir 95%.

Público-alvo
A vacina será aplicada em pessoas acima dos nove meses e que ainda não tenham recebido nenhuma dose. Na situação atual, com circulação comprovada do vírus da febre amarela na Região Metropolitana de Belo Horizonte e casos confirmados da doença em pessoas residentes na capital, a vacinação também será aplicada em pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes.

Contra-indicação
A vacina é contraindicada nos seguintes casos:
- Crianças menores de nove meses de vida
- Pessoas com alergia grave a ovo ou outro componente da vacina
- Portadores de imunossupressão grave
- Pessoas que usem corticoides em doses elevadas
- Portadores de doenças como lúpus, artrite reumatoide, doenças de Addison e do Timo (miastenia gravis, timona).


Publicidade
 
Febre Amarela: Minas decreta situação de emergência em BH, Itabira e Ponte Nova Reviewed by DestakNews Brasil on 10:49 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.