AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

BH tem 59 locais críticos de alagamentos; veja mapa

05/12/2017
Volume de água no córrego Vilarinho deixa motoristas em alerta em Venda Nova
A chegada do período chuvoso acende o alerta para milhares de belo-horizontinos. 

Hoje em Dia

E não é para menos. A capital mineira possui pelo menos 59 pontos críticos de alagamentos. Conforme levantamento da  Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), como cada endereço pode ter mais de um ponto de algamento, ao todo são 82 pontos com alto risco de inundação mapeados.
Com a mesma estrutura urbana, o cenário de temporadas chuvosas anteriores tende a se repetir em pontos como as avenidas Cristiano Machado, Bernardo Vasconcelos, Vilarinho e Prudente de Morais, além da Avenida Francisco Sá, no Prado. 
A própria Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura reconhece o problema que vem pela frente. "BH tem 82 pontos de inundação mapeados, mas nossos grandes problemas continuam sendo as avenidas Vilarinho e Cristiano Machado, na altura do Bairro 1º de Maio", afirma o secretário Josué Valadão. 
Ele também cita as avenidas Prudente de Morais, no Bairro Cidade Jardim, e Francisco Sá, localizadas em fundos de vale, em pontos de menor elevação, reconhecendo que o problema das enchentes permanecerá na temporada que se aproxima.
A cidade possui 700 km de córregos, sendo que destes 200 km são canalizados. 
Pontos preocupantes
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a região de Venda Nova é a mais vulnerável. Na área foram catalogados 10 pontos críticos, sendo que sete córregos da região podem transbordar, dependendo do volume de chuva. Além disso, a principal via da regional - a avenida Vilarinho - está ameaçada de ficar debaixo d'água.
Todas as nove regionais da cidade apresentam pontos com grandes chances de inundações. No total, sete estão no Barreiro e seis nas regiões Oeste e Nordeste. A avenida Tereza Cristina, que cruza as regiões do Barreiro e Oeste, é uma das mais preocupantes. 
Veja o mapamento dos pontos de risco:
arte - pontos de alagamento de BH

Placas de Alagamentos

Ao todo foram instaladas cerca de mil (975) placas em todas as regiões da cidade. Os locais de instalação dessas placas foram definidos de acordo com os pontos inundáveis apontados na Carta de Inundações de Belo Horizonte, disponível para consulta no site da PBH.

Publicidade
 
BH tem 59 locais críticos de alagamentos; veja mapa Reviewed by DestakNews Brasil on 13:29 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.