AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Um café da manhã reuniu diversas lideranças religiosas em Duque de Caxias no RJ, nesta quarta-feira

22/11/2017

Na contra mão de atos de intolerância religiosa

Por: Rozangela Silva


Um café da manhã reuniu nesta quarta-feira (22), diversas lideranças religiosas em Duque de Caxias, para confraternizar a doação de R$ 12,121.85 - de uma Igreja Evangélica para o barracão de candomblé da mãe de santo Conceição d`Lissá, incendiado há 3 anos. Um ato mais que inter-religioso, onde as diferentes crenças buscam dialogar e se respeitar mutuamente.

Rompendo fronteiras, o gesto ganha força e traz novidades - uma campanha para outras doações, com a criação de um fundo de arrecadação para o enfrentamento de violências religiosas.

“O objetivo é promover as ações sociais contra todas as formas de violência, intolerâncias e racismos. De mãos dadas, vamos lutar em prol da liberdade religiosa. As religiões de matriz africana são as maiores vítimas do preconceito. Agora mais do nunca, mostrar que, independente de crenças, todos são iguais e têm o direito ao respeito”, atestou Ivanir dos Santos. 

“E hoje eu posso dizer aos meus filhos, irmãos e irmãs, que continuemos na nossa fé, porque ela nos fortalece...”, declarou emocionada Conceição d` Lissá.

“As violências perpetradas por grupos fundamentalistas aos fiéis e aos terreiros de candomblé no Rio, têm se tornado cada vez mais frequentes. A destruição do terreiro de Conceição d´Lissá, foi uma, dentre as muitas ocorrências registradas. No entanto, a violência de cunho religioso não está circunscrita ao Estado do Rio de Janeiro; ela se espalha pelo Brasil. Para enfrentar esta realidade e a fim de afirmar o compromisso com uma agenda de respeito pelas diferenças, o CONIC, quer ajudar a reconstruir outros, e não somente o terreiro de Duque de Caxias”, afirmou a Pastora Lusmarina Garcia.


Daí veio a inspiração para outra ação de solidariedade, e o CONIC aderiu uma causa maior e destinaram uma conta bancária para depósitos.

Banco Bradesco - Agência: 0606 - Conta Corrente: 21234-2 / Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CNPJ: 00721266/0001-23.

Onde um grupo de gestores, composto por representantes do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) e em conjunto com lideranças de matriz africana, faram a administração da conta e encaminhamentos.

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não existe qualquer outro mandamento maior do que este, resumindo em poucas palavras o que vivenciei hoje”, potencializou o Marcelo Rosa – Subsecretário de direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti.  


O delegado Marcos Santana, marcou presença e veio dar uma satisfação. “Por isso que estou aqui, para dar minha cara à tapa e avisar que as investigações estão andando”, afirmou o titular da 62º Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado.  

E a manhã fechou com o Pastor Kleber Lucas, dando canja, cantando "Maria Maria" (Milton Nascimento), acompanhado de 3 ogãns. Seguido com a anfitriã Conceição cantando “Saudação à Oxalá”, ficou incrível.   

No encontro, Reverenda Inamar de Souza – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Vice Presidente do CONIC, Reverendo Daniel Cabral – GT Intolerância Religiosa do Estado do RJ, Pastor Davi Oliveira – Movimento Negro Evangélico, Pastor Edson Fernando Almeida – Igreja Cristã de Ipanema, Pastor Eriovaldo Ramos. Presentes ainda lideranças religiosas internacionais como o babalawô Jokotoye Awolade Bankole – High Chief Prist of Ífá e o babalawo Ekundayo Awe (Adifala Temple Ogbomosho Nigeria), e assim, religiosos, com uma mesma ideologia: o respeito às todas as religiões.

Onde tudo começou - 2014, a então presidente do CONIC-Rio - Pastora Luterana Lusmarina Campos Garcia, lançou a ideia de promover a reconstrução do barracão, com apoio da diretoria, e em conjunto com a CCIR – Comissão de Combate à intolerância Religiosa, que tem como interlocutor o babalawô Ivanir dos Santos, vem há anos chamando à razão da sociedade para a falta de respeito sofridos pelas religiões de matrizes africanas. E uma campanha de reconstrução foi iniciada. A campanha ficou interrompida por um período, mas uma das igrejas-membro do CONIC-Rio - manteve-se mobilizada e a Igreja Cristã de Ipanema, através da atuação do Pastor Edson Fernando e em conjunto com dois empresários, retomaram a ideia e decidiram então fazer uma doação para que o compromisso assumido, pudesse ser cumprido. Eduardo Wanderley e Simone Cadinelli são os maiores doadores. Junto com as contribuições coletadas anteriormente, o terreiro de Conceição d´Lissá poderá iniciar a sua reconstrução.

Entenda o caso - Em 2014, o 2º andar do barracão - Kwe Cejá  Gbé, da mãe Conceição d`Lissá, foi incendiado no bairro Jardim Vale do Sol, na Baixada Fluminense, na noite do dia 26 de junho. E não foi o primeiro incêndio e muito menos foi o primeiro caso de violência e outras vítimas aguardam de alguma forma uma reparação.

Publicidade

Um café da manhã reuniu diversas lideranças religiosas em Duque de Caxias no RJ, nesta quarta-feira Reviewed by DestakNews Brasil on 22:53 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.