AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Sinal analógico será desligado nesta terça (08) em BH; fique atento para não ficar sem ver TV

07/11/2017
Quem não fizer a adaptação, poderá ficar sem sinal a partir de quarta-feira
Hoje em Dia
Hoje é o último dia da transmissão da TV analógica em Belo Horizonte e em outras 38 cidades da Região Metropolitana. Isso significa que a partir de quarta-feira (8) só será possível assistir aos canais da TV aberta quem tiver sinal digital.
Para que os aparelhos de TV continuem funcionando e veiculando as programações, será necessária a aquisição de um conversor digital, que deve ser ligado à TV e uma antena. Contudo, alguns aparelhos já vem com a tecnologia, que garante melhor qualidade da imagem e do som.
Confira abaixo se você precisa fazer a migração:
Para confirmar se é preciso fazer a conversão, basta olhar para a imagem que é exibida na tela da TV. Se nela aparecer a letra A de analógico no canto da tela, o sinal será cortado. Segundo a Anatel, as televisões fabricadas no Brasil a partir de 2011 já vêm com o conversor do sinal digital integrado. Neste caso, é necessário apenas uma atena UHF para receber o sinal. 
Porém, quem possui aparelhos de LED, LCD ou plasma sem o selo DTV e que foram fabricados até 2010 terá que adquirir um conversor externo para continuar assistindo aos programas televisivos favoritos. 
Instalação
Qualquer pessoa consegue fazer a instalação da antena e do conversor, basta apenas seguir as recomendações descritas no manual de instrução. Porém, alguns detalhes podem comprometer o recebimento do sinal digital.
O principal, conforme o coordenador do Seja Digital, Carlos Henrique Paulino, é o apontamento da antena para o lugar errado. O correto é que ela esteja direcionada para a Serra do Curral e, de preferência, sem barreiras físicas, como muros. "A antena tem que ser instalada na área externa do imóvel e no ponto mais alto. Alguns pessoas, por exemplo, colocam em cima do armário. O equipamento também tem que ser mirado para a Serra do Curral pois é lá que estão as antenas de todas as emissoras de TV", ensinou Paulino.

A matéria continua após a publicidade

Tire algumas dúvidas sobre a migração:
- Um conversor é suficiente para atender uma casa ou cada aparelho de TV terá que ter um conversor?
Cada televisor precisa de um conversor externo, desde que não tenha o conversor embutido. Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

- Quem tem Sky, Claro, Net ou Vivo precisa ter a antena digital para pegar os canais abertos?
O sinal digital é garantido por todas as operadoras. Contudo, é possível que o pacote não inlcua canais abertos como Globo, SBT e Record. Neste caso é preciso verificar com a operadora local.

- Consigo fazer a instalação da antena e do conversor sozinho ou preciso de um especialista?
É possível fazer a instalação sozinho, pois é bem simples. Na dúvida, o ideal é contratar um profissional

- Posso usar qualquer tipo de antena para captar o sinal digital?
Não. A antena deve ser UHF e, de preferência, externa, instalada no telhado de casa.

- Por que preciso de uma antena UHF?
Porque outros modelos de antena não captam o sinal digital de televisão. Sem uma antena UHF, os televisores não poderão exibir a programação dos canais abertos de televisão transmitidos pelo sinal digital.


 

Cidades afetadas
Em Minas, a mudança vale para os municípios de Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
Em Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia, o corte do sinal analógico ocorrerá em 5 de dezembro de 2018. De acordo com o MCTIC, nas demais cidades o sinal digital deve ser implantado até o prazo máximo de 31 de dezembro de 2023.
Sinal analógico será desligado nesta terça (08) em BH; fique atento para não ficar sem ver TV Reviewed by DestakNews Brasil on 12:26 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.