AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

'Gabeira' estreia dia 23 de novembro

21/11/2017
Com direção de Moacyr Góes, o documentário “Gabeira” - que revela a personalidade libertária do mineiro de Juiz de Fora com as passagens mais memoráveis, polêmicas ou curiosas de sua vida desde menino – estreia dia 23 novembro.

Mais do que um documentário, o filme é um acontecimento político. Contamos a trajetória de um cara que viveu sua vida dedicada à política e que saiu dela por opção”, resume Moacyr.

O filme traz depoimentos de personagens marcantes na história de Fernando Gabeira, como o do poeta e escritor Ferreira Gullar, que o define como “O Gabeira é o homem do presente”. Já Leda Nagle, jornalista e prima do político, relembra o comportamento transgressor desde a infância: “Ele foi expulso de todos os colégios onde estudou”.

No cenário político, o doc. relembra as discussões épicas de Gabeira com Renan Calheiros - “Começaram com os vampiros, passaram pelos sanguessugas e agora vão fazer o que, tráfico de órgãos?” - e com o então presidente da Câmara Severino Cavalcanti. E também traz um panorama da visão de Gabeira sobre o atual cenário: “Nos nos livramos da parte central da quadrilha, mas a secundária assumiu”.

Outros nomes, como Nelson Motta, Armínio Fraga, Cora Ronai também participam do doc, que traz histórias emblemáticas, como o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, em  1969. As ex-mulheres e as filhas, Tami e a surfista Maya, também traçam um panorama geral sobre Gabeira. “A gente sempre sacaneia lá em casa que da maneira que ele me criou poderia ter dado uma m.. colossal”, brinca Maya, corroborando com a emblemática afirmação do pai, de que “não nasceu para a visa doméstica”.

‘Gabeira’ tem coprodução da Globo Filmes e GloboNews e será lançado pela Gávea Filmes e Pipoca & Filmes.


SINOPSE:

Fernando Gabeira, jornalista, escritor e político, é uma personalidade única e imensa no panorama da cultura brasileira. Durante toda sua vida Gabeira dedicou-se a pensar e lutar por um país diferente. Incansável na luta por profundas transformações que resultem na diminuição das desigualdades sociais, na constituição de valores que afirmem a cidadania, a liberdade, a educação e a sustentabilidade, ele construiu, com ações e atitudes corajosas, um lugar de referência ética e intelectual.

FICHA TÉCNICA:

Diretor/Produtor/Roteirista – Moacyr Goes
Direção de fotografia - Guy Gonçalves
Produção musical - Ary Sperling
Trilha sonora original – Miguel Guimarães e Eric Camargo
Edição final – Antonio Fonseca Fernandes
Colorista/Finalização – Paulo Andrade
Videografismo – Paulo Galvão
Assistente de direção e produção – Victor Vasconcellos
Som direto – Pedro Rodrigues e João Paulo Glech
Edição – Eduardo Moraes
Operadora de câmera – Isabella Fernandes
Pesquisa – Gaby de Saboya e Eduardo Biaia
Ass. De câmera – João Filipecki dos Santos
Produção de finalização – Lavorare
Fotografia still – Bel Corção
Eletricistas – Anderson ‘Cabeça’ e Luiz ‘Pinah’
Motoristas – Mauricio Souza, Celso de Barros e Adriano de Souza
Projeto Gráfico – Rodrigo de Miranda e Carlos Eduardo Tavares

DEPOIMENTOS:

Ferreira Gullar
Yamê Reis
Leda Nagle
Afonso Romano Sant’Anna
Mario Rola
Marília Abreu Rola
Carlos Vereza
Nelson Motta
Maya Gabeira
Tami Gabeira
Armínio Fraga
Cora Rónai
Neila Tavares


Publicidade
 
'Gabeira' estreia dia 23 de novembro Reviewed by DestakNews Brasil on 19:32 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.