AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Justiça eleitoral anuncia paralisação, saiba mais

10/10/2017
Suspensão do atendimento se deve às adequações para o rezoneamento

Com Portal G37


A justiça eleitoral anunciou a paralisação dos atendimentos entre os dias 19 a 25 de outubro. A suspensão será necessária, pois a unidade deve passar por adequações no sistema para incorporação do município de São Gonçalo do Pará, devido à implantação do rezoneamento, determinado na resolução TRE n° 1039/2017. Nesse período, cartórios e central de atendimento permaneceram abertos, porém serviços como: alistamento, revisão, segunda via e transferência eleitoral estarão indisponíveis.
A Corte Eleitoral aprovou, no dia 17 de agosto, a resolução determinando a extinção de 45 zonas eleitorais e o rezoneamento de 139. Dessa forma, as zonas extintas passaram a integrar cartórios de outros municípios. Divinópolis, por exemplo, passa a atender São Gonçalo do Pará. As unidades fechadas serão adaptadas para postos de atendimento, definitivo ou temporário.
De acordo com o documento, a mudança não interfere no local de votação dos eleitores, entretanto, os dados do título deverão ser alterados.

PARALISAÇÃO

Durante as adequações, serviços como: alistamento, revisão, segunda via e transferência eleitoral, estarão indisponíveis, entretanto os cartórios eleitorais e a central de atendimento ao eleitor permanecerão abertos. No dia 26, os atendimentos voltam ao normal.

RESOLUÇÃO

A corte levou em conta para definir as alterações critérios como densidade demográfica, área territorial, acesso, localização e municípios limítrofes, ou seja, localizados no limite de outra cidade. A resolução buscou remanejar o menor número de eleitores, causando menos impacto nas zonas.
A determinação teve como objetivo eliminar ou remanejar zonas eleitorais do interior ou fora dos critérios estabelecidos. Para sua aplicação, foi instituído um “Grupo Técnico de Trabalho sobre Rezoneamento”, responsável por elaborar um planejamento para aplicação das normas definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“O objetivo é ajustar as distorções no quantitativo de eleitores em zonas eleitorais e racionalizar custos em um cenário de fragilidade econômica do país, sem descuidar do eficiente atendimento a sociedade, que sempre caracterizou a Justiça Eleitoral brasileira”, informa o documento.

ELEITORADO

Divinópolis conta atualmente com 164.587 mil eleitores em suas duas zonas, entre aptos, suspensos e cancelados. Já São Gonçalo do Pará, o município incorporado, atende 20.154 mil.

ZONAS EXTINTAS

Dentre os 139 municípios listados para integrar outra zona eleitoral, estão: Camacho, Carmo da Mata, Martinho Campos e São Gonçalo do Pará.

Publicidade
Justiça eleitoral anuncia paralisação, saiba mais Reviewed by DestakNews Brasil on 11:43 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.