AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Delegado da PF preso é suspeito de quatro crimes

12/10/2017

Ex-corregedor da corporação teria usado cargo para extorquir R$ 5 milhões de empresários

Preso junto com outras três pessoas na terça-feira a partir de investigação da corregedoria da Polícia Federal (PF), o delegado Mario Menin Filho é suspeito de quatro crimes: organização criminosa, extorsão, usurpação de função e concussão (quando agente público solicita uma vantagem indevida). Os valores da extorsão continuam mantidos sob sigilo, mas a reportagem ouviu de três policiais que o montante seria de R$ 5 milhões.

O caso foi revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Menin Filho foi preso com o trio sob acusação de extorquir empresários da região de Campinas (SP). Os outros três se faziam passar por delegados da PF para se aproximarem de empresários e, então, extorqui-los.

Delegado há mais de trinta anos, com cargos de chefia na corregedoria, no aeroporto de Cumbica e na Delegacia de Combate ao Crime Organizado, Menin Filho era considerado um policial acima de qualquer suspeita por seus colegas.

Aos 53 anos, é extremamente católico e vive com a mãe num apartamento em São Paulo. Ele chegou chorando à Superintendência da Polícia Federal. Nunca havia se envolvido em atividades suspeitas, ainda de acordo com colegas. A prisão foi feita a partir de investigação iniciada na corregedoria, encarregada de apurar irregularidades na atividade policial.

A notícia continua após a publicidade

O órgão usou métodos sofisticados para obter as provas: além de interceptação telefônica, os policiais recorreram a escutas ambientais – quando policiais gravam os suspeitos em locais em que eles costumam se reunir. É uma prova delicada porque os policiais precisam instalar equipamentos nos locais usados pelos suspeitos.

Em nota à reportagem, a juíza diz que “identificou-se uma estrutura criminosa hierarquizada, composta por diversos membros, dentre os quais o delegado, que, conforme apontado pelas autoridades policiais, utilizava-se de seu cargo para a prática dos delitos”.

Delegado da PF preso é suspeito de quatro crimes Reviewed by DestakNews Brasil on 08:49 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.