AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Proteste avalia qualidade de 15 marcas de ração para cães

12/09/2017

Estudo analisou composição de 10 rótulos para cachorros adultos e cinco para filhotes

A Tribuna

Análise levou em consideração níveis de proteína, gordura, fibras, calorias e minerais

A qualidade da alimentação é essencial para a boa saúde de seu cachorro. Por isso, é necessário cuidado na hora de escolher qual ração oferecer para o melhor amigo do homem. Pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) indicou que apenas oito, das 15 marcas das mais vendidas no País, foram consideradas boas.
O estudo avaliou as composições de dez rótulos para cães adultos e cinco para filhotes. A análise foi feita sob os parâmetros da Federação Europeia da Indústria de Ração Animal (Fediaf) – já que no Brasil não existe regulamentação sobre os níveis adequados de nutrientes para rações. 
A técnica responsável pelo levantamento, Marcia Carvalho, explica que a análise levou em consideração as quantidades de proteína, gordura, fibras, calorias e minerais como cálcio, fósforo e zinco. O alerta: a marca Champ, uma das mais baratas nas prateleiras, pode não ser a melhor opção para a alimentação balanceada de seu cachorro. 
A matéria continua após à publicidade.
Conforme o estudo, as versões adulto e para filhotes dessa marca têm pouca proteína e gordura, a maior fonte de energia dos cães. Isso significa que se for oferecer essa ração para o seu pet, podem ser consumidos menos nutrientes do que se deveria.
Já a ração Pro Plan — a mais cara, segundo a pesquisa — foi considerada o produto com a qualidade mais elevada. O melhor custo-benefício, no entanto, foi associado às marcas Golden (para adultos) e Dog Chow (filhotes).
Em nota, a Mars (responsável pelas marcas Champ e Pedigree) diverge dos resultados por “não considerar as diferentes categorias e tipos de produtos disponíveis no mercado, estabelecendo uma comparação que não considera as peculiaridades e o perfil nutricional de cada categoria”. 
A empresa sustenta ainda que os métodos não seguiram os padrões europeus e nem da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Diz contar com rigoroso processo de escolha de fornecedores e realizar auditorias periódicas nos produtos utilizados.
Procuradas, as demais marcas não se posicionaram até a publicação desta matéria.
Aspecto nutricional
O estudo mediu ainda a qualidade das proteínas, que depende da quantidade do nutriente e digestão. Nesse quesito, a ração Pedigree apresentou baixo nível de absorção. As demais registraram níveis iguais ou superiores aos parâmetros europeus.
Já a Equilíbrio, Golden, Max (adultos) e Herói (filhotes) tiveram níveis de zinco um pouco abaixo do recomendado. A deficiência desse nutriente é normalmente relacionada a alterações no pelo, no trato digestivo e no sistema imunológico. 
Sobre a qualidade da gordura, que é essencial para a absorção de vitaminas e para o sabor da ração, Pro Plan, Royal Canin e Dog Chow para adultos se destacaram. Para filhotes. a melhor foi a Dog Chow. A Champ, nas duas categorias, apresentou quantidade de gordura insuficiente.
Em relação às fibras (relacionadas à saciedade do cão e ao bom funcionamento do intestino) e teor de carboidratos, todos os produtos foram bem avaliados. Resultados similares à quantidade de fósforo e de cálcio, que são importantes para o funcionamento nervoso e muscular e para a formação e a manutenção dos ossos.
Valor calórico
A análise levou em consideração o valor energético, para suprir as necessidades do cão. Equilíbrio, Pro Plan e Royal Canin foram as melhores. Já para filhotes, Golden e Dog Chow se destacaram.
O pior resultado foi o da Herói para filhotes: cada 100 gramas de ração oferece menos do que as 340 calorias mínimas recomendadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação.
Já a rotulagem foi o último critério avaliado. A maioria das marcas apresentou letras pequenas e borradas, o que dificulta a leitura e a localização das instruções. Apenas a Magnus, para adultos, foi considerada aceitável.

 

Proteste avalia qualidade de 15 marcas de ração para cães Reviewed by DestakNews Brasil on 15:05 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.