AnuncioTop

Ultimas Notícias

recent

Professores da UFSJ lançam livro no Centro Cultural

21/09/2017
Obra busca esclarecer as especificidades da Educomunicação no Brasil



O livro “Transdisciplinaridade & Extensão: Signos da Educomunicação no Brasil” será lançado no dia 27 de Setembro de 2017, às 17 horas no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. A obra é uma coletânea de artigos sobre a Educomunicação e sua expressão em nosso país.


A Educomunicação se trata de um campo teórico-prático que propõe um conjunto das ações inerentes ao planejamento e implementação de processos e produtos destinados a ampliar a capacidade de expressão de todas as pessoas num espaço educativo; melhorar o coeficiente comunicativo das ações educativas e desenvolver o espírito crítico dos usuários dos meios de comunicação.

Idealizado pelos professores membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educomunicação (GEPEducomufsj) da Universidade Federal de São João del Rei, Filomena Maria Avelina Bomfim, Maria José de Andrade e Orlando José de Almeida Filho,  o livro conta com a colaboração de pesquisadores, estudantes de graduação e iniciação científica da UFSJ.

O lançamento do livro abre a programação do evento “Educomunicar para refletir e mobilizar”, e contará com a presença do Professor Doutor Ismar de Oliveira Soares da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo do evento é mobilizar e incentivar a reflexão com a comunidade acadêmica, professores da rede pública, estudantes do Ensino Fundamental e Médio da cidade de São João del-Rei e no âmbito do grupo de pesquisa – GEPEducomufsj - referente à Educomunicação e sua integração com outros saberes e práticas, a fim de otimizar as oportunidades de trocas de conhecimentos. No dia 28 de Setembro, serão realizadas oficinas, roda de conversa e palestra nos Campus Dom Bosco (CDB) e Tancredo de Almeida Neves (CTAN) da UFSJ.



Sobre a autora

FIlomena Bomfim tem graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-Minas (1979), mestrado no Graduate Centre For Journalism - City University em Londres (1992), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (1997), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2003) e pós-doutorado no McLuhan Program in Culture and Technology (MPCT), na Universidade de Toronto no Canadá, sob a orientação de Derrick de Kerckhove (2007). Foi professora da PUC-Minas. Tem experiência em Jornalismo Regional. Coordena o projeto de extensão Vertentes Agência de Notícias (VAN), focada na produção de conteúdo regional e sua ligação com o contexto internacional.       

Em 2010, lançou o livro “Tom Regional: a voz dos filhos da terra” e em 2015, o livro "Vertentes no Jornalismo Mineiro", ambos no Centro Cultural da UFSJ.

 Publicidade

Professores da UFSJ lançam livro no Centro Cultural Reviewed by DestakNews Brasil on 12:30 Rating: 5
Postar um comentário
DESNEWS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.